Após operação contra aliados, Bolsonaro fala em abusos e ideias perseguidas

Folhapress

bolsonaro anonymous damares weintraub dados

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta terça-feira (16), em redes sociais, que não pode “assistir calado enquanto direitos são violados e ideias são perseguidas”. Ele afirmou ter presenciado abusos nas últimas semanas.

Segundo o presidente, o histórico do governo prova que sempre esteve “ao lado da democracia e da Constituição brasileira”. De acordo com ele, até o momento nenhuma medida demostra qualquer apreço a autoritarismo.

Nesta terça, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), autorizou a Polícia Federal a realizar operação contra aliados do presidente. Moraes é o relator do inquérito das fake news, que investiga ataques contra a corte.

Foram expedidos 21 mandados de busca e apreensão. A medida tem o objetivo de instruir o inquérito que investiga a origem de recursos e a estrutura de financiamento de grupos suspeitos da prática de atos antidemocráticos.

Entre os alvos estavam um advogado e um marqueteiro ligados à Aliança pelo Brasil, partido que Bolsonaro tenta criar desde sua saída do PSL, no final do ano passado. Além disso, à tarde, na mesma investigação, Moraes determinou a quebra de sigilo de dez deputados e um senador -todos aliados do presidente.

“Do mesmo modo, os abusos presenciados por todos nas últimas semanas foram recebidos pelo governo com a mesma cautela de sempre, cobrando, com o simples poder da palavra, o respeito e a harmonia entre os Poderes. Essa tem sido nossa postura, mesmo diante de ataques concretos”, escreveu o presidente.

Após o avanço das investigações, Bolsonaro afirmou que tomará medidas legais. “Luto para fazer a minha parte, mas não posso assistir calado enquanto direitos são violados e ideias são perseguidas. Por isso, tomarei todas as medidas legais possíveis para proteger a Constituição e a liberdade dos brasileiros.”

Para ler na íntegra da publicação do presidente, clique no tweet abaixo!

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="704410" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]