O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou o ex-ministro Carlos Marun (MDB) para o conselho da Itaipu Binacional. Também foram nomeados Bento Albuquerque e José Carlos Aleluia (DEM).
As nomeações podem significar uma aproximação de Bolsonaro com Centrão, em busca de apoio no Congresso.
Fiel aliado de Michel Temer, Marun foi ministro-chefe da Secretaria de Governo até o final de 2018 e ganhou o cargo na hidrelétrica. No entanto, a nomeação foi contestada na Justiça, e Marun foi afastado em março de 2019.
O ex-ministro foi o principal responsável pela articulação na Câmara dos Deputados para barrar o prosseguimento das denúncias de corrupção contra Temer.
Agora, mais de um ano depois, Marun foi reconduzido ao conselho da Itaipu Binacional. A nomeação é válida até maio de 2024.
O presidente Jair Bolsonaro também levou para o conselho o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e o ex-deputado José Carlos Aleluia (DEM), que já foi delatado pela Odebrecht.
As nomeações assinadas por Bolsonaro e Albuquerque constam em edição extra do Diário Oficial da União publicado nesta sexta-feira (15).