Geral
Bolsonaro viaja aos EUA para encontro com Biden na Cúpula das Américas

Bolsonaro viaja aos EUA para encontro com Biden na Cúpula das Américas

Encontro reúne líderes para discutir o fortalecimento da democracia; crítico do sistema eleitoral brasileiro, Bolsonaro questionou publicamente o resultado das eleições presidenciais dos EUA em 2020.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 9 de junho de 2022 - 10:42

O presidente Jair Bolsonaro deve desembarcar na manhã desta quinta-feira (9) em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde vai participar da Cúpula das Américas. O encontro foi aberto ontem (8) pelo presidente americano, Joe Biden, e reúne líderes dos países das Américas do Sul, Central e Norte para discutir o fortalecimento da democracia.

Em seu discurso inaugural, Biden destacou os riscos enfrentados pela democracia no continente e no mundo. O assunto ganha ainda mais importância em meio ao processo eleitoral no Brasil. “Em um momento em que a democracia está sob ataque no mundo todo, vamos nos unir de novo e renovar nossa convicção de que a democracia não é só o fator definidor da história americana, é um ingrediente essencial da história americana”, disse Biden.

Embora a democracia seja um dos principais temas em pauta, a expectativa é que acordos em outras áreas, como energia limpa, imigração e saúde pública, também sejam firmados na 9ª Cúpula das Américas, que acontece até amanhã (10). O meio ambiente também deve esquentar as discussões entre os líderes, especialmente a preservação da Amazônia.

Bolsonaro realizará seu primeiro encontro bilateral com o presidente dos EUA nesta quinta. Crítico ferrenho do sistema eleitoral brasileiro, o mandatário também questionou publicamente o resultado das eleições presidenciais norte-americanas em 2020. Na ocasião, Bolsonaro apoiou o candidato republicano Donald Trump, que acabou vencido pelo democrata Biden nas urnas.

Jair Bolsonaro deve discursar na Cúpula das Américas na sexta (10). O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assumiu interinamente a Presidência da República em função da viagem internacional do presidente.

BOLSONARO É ALVO DE MANIFESTAÇÃO EM LOS ANGELES

Antes mesmo de desembarcar em Los Angeles para participar da 9ª Cúpula das Américas, Jair Bolsonaro foi alvo de uma manifestação em solo americano. Ativistas brasileiros organizaram, na última terça-feira (7), um protesto com caminhões equipados com telas de LED.

Foto: Reprodução/Twitter

Os veículos circularam pelas ruas da principal cidade da Califórnia exibindo mensagens como “Fuera, Bolsonaro” (fora, Bolsonaro), “Don’t trust Bolsonaro” (não confie em Bolsonaro) e “Bolsonaro loves Trump” (Bolsonaro ama Trump).

Compartilhe