Bolsonaro compartilha vídeo com frase marcada por Mussolini

Redação

bolsonaro mussolini fascista

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou um vídeo que exalta uma frase usada por Benito Mussolini, principal nome do fascismo na Itália.

“Melhor viver um dia como leão que cem anos como cordeiro”, estampa a principal mensagem do vídeo, traduzido de “”meglio vivere un giorno da leone che cento anni da pecora”. O bordão é uma das principais ideias de Mussolini durante o regime fascista italiano, que perdurou entre 1922 e 1943.

Ao compartilhar o vídeo, Bolsonaro disse a situação relatada pelo idoso no registro resume o cenário atual do Brasil.

– Em 1 minuto o velho italiano resumiu o que passamos nos dias de hoje.. Link no YouTube: https://youtu.be/fz4HzLc6yh4

Publicado por Jair Messias Bolsonaro em Domingo, 31 de maio de 2020

FRASE USADA POR MUSSOLINI E COMPARTILHADA POR BOLSONARO TEM ORIGEM INCERTA

Não se sabe ao certo qual a origem da frase compartilhada por Bolsonaro e marcada por Mussolini.

Segundo o livro “La Forza del Destino: storia d’Italia dal 1796 a oggi”, de Christopher Duggan, a frase foi amplamente divulgada e até pintada em muros de toda a Itália durante o regime fascista.

Já o site Aventuras na História aponta que a frase foi escrita por um soldado na Primeira Guerra Mundial, comemorando a batalha do Rio Piave.

Além disso, alguns lugares apontam que a frase é uma adaptação de uma fala de um sultão indiano, que teria afirmado que “prefere viver dois dias como um tigre, do que duzentos anos como uma ovelha”.

TRUMP TAMBÉM JÁ DIVULGOU FRASE 

Em 2o16, o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, também compartilhou a frase marcada por Mussolini no Twitter. A mensagem foi acompanhada do “Faça a América ótima novamente”. Na ocasião, Trumpo foi duramente criticado na internet.

QUEM É MUSSOLINI

Benido Mussolini foi o líder do Partido Nacional Fascista e o maior nome do regime fascista na Itália. Ele teve a ascensão ao poder no início da década de 1920 e passou a ter um dos governos mais autoritários da história da humanidade. Vale lembrar que ele governou os italianos ao mesmo tempo em que Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha e impôs o regime nazista.

No entanto, Mussolini teve um fim trágico. Foi morto no dia 28 de abril de 1945, dois anos após sair do poder ao fim da Segunda Guerra Mundial. Ele foi assassinado no norte da Itália, mas teve seu corpo levado a Milão, onde foi pendurado e alvo de diversos objetos jogados pelas pessoas no local.

Previous ArticleNext Article