
Bolsonaro veta prorrogação de declaração de Imposto de Renda até 31 de julho
Raquel Lopes - Folhapress
05 de maio de 2021, 20:57
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou 47 pedidos de calamidade pública de municípios do estado em sessão plenária n..
Redação - 05 de maio de 2021, 21:46
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou 47 pedidos de calamidade pública de municípios do estado em sessão plenária nesta quarta-feira (5).
Somente no ano passado, 331 municípios solicitaram junto a Assembleia a aprovação do regime de calamidade pública a tiveram as petições aceitas pelo legislativo paranaense. Em 2021, já foram renovados o estado de calamidade em 180 municípios.
Foram aprovadas na sessão plenária desta terça-feira as seguintes solicitações, com prazo de validade até 30 de junho de 2021:
Todos os municípios que tiveram aceito o estado de calamidade pública ficam isentos de descumprirem os limites de despesa pessoal e de dívida consolidada previamente dispostos.
Mas a calamidade pública pode apenas ser acionada em casos de situação anormal provocada por fatores externos, como por exemplo a pandemia do novo coronavírus.
Para ter a solicitação aceita pela Assembleia é preciso que os municípios publiquem a situação em seus respectivos Diários Oficiais e façam a solicitação formal ao Poder Legislativo.
A Assembleia encaminhou um manual de instruções para prefeituras de todo estado para evitar recusas nas solicitações.
LEIA MAIS: Prefeitura sanciona lei que dá isenção tarifária para taxistas em Curitiba