Câmara aprova urgência para criação de estrada no Parque Nacional do Iguaçu

Redação

Câmara vota urgência para projeto de 'estrada-parque' em área do Parque Nacional do Iguaçu

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o projeto que cria  a “estrada-parque” em área do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz, na região oeste do Paraná.

O Projeto de Lei 984/19, do deputado Vermelho (PSD-PR), cria a categoria de Unidade de Conservação denominada Estrada-Parque e institui a Estrada-Parque Caminho do Colono no Parque Nacional do Iguaçu.

“Somos responsáveis e estamos no ano de 2021. Se não tivermos competência e capacidade de construir uma estrada ecologicamente correta, podemos devolver o Brasil aos índios. Este parque existe, mas antes dele existiu a estrada em 1920. O parque foi criado em 1939”, argumentou Vermelho.

Ele observou que outras estradas passam por parques ecológicos, como a Rodovia Imigrantes em São Paulo. Já o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) considera uma “aberração” reabrir a estrada dentro de um parque que é considerado uma das sete maravilhas do mundo.

A proposta da criação da “estrada-parque” no Paraná foi muito criticada por especialistas por atingir uma área onde vivem onças-pintadas e outras espécies ameaçadas. O Parque Nacional do Iguaçu existe como unidade de conservação desde 1939. A área já foi quase toda recoberta por vegetação nativa.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="769358" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]