câmara de apucarana
Compartilhar

Testemunhas de defesa de Lula prestam depoimento nesta segunda-feira

O juiz federal Sérgio Moro ouve, nesta segunda-feira (3), testemunhas de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sil..

Mariana Ohde - 03 de julho de 2017, 07:07

O juiz federal Sérgio Moro ouve, nesta segunda-feira (3), testemunhas de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os depoimentos são referentes ao processo em que Lula é acusado de receber um terreno para a nova sede do Instituto Lula e um apartamento como pagamento de propina.

ANÚNCIO

Serão ouvidos por videoconferência o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, a ex-ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o empresário Jorge Gerdau Johannpeter.

Lula responde, neste processo, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além do ex-presidente, há outros sete réus. A ex-primeira dama Marisa Letícia também foi acusada, mas faleceu em fevereiro e Moro decretou a impossibilidade de puni-la.

Acusação

Segundo acusação do Ministério Público Federal (MPF), Lula teria recebido o terreno para o Instituto e um aparamento em São Bernardo do Campo, São Paulo, da empreiteira Odebrecht. Segundo a denúncia, o valor pago no terreno teria sido de cerca de R$ 12 milhões. No apartamento, foram R$ 504 mil. O imóvel foi adquirido em nome de Glaucos da Costamarques com intermediação de Roberto Teixeira, ambos réus no mesmo processo.

O ex-presidente nega as acusações. A Odebrecht afirma que está colaborando com as investigações. Já o Instituto Lula afirma que não teve outra sede que não seja a atual, adquirida em 1990.