Campanha eleitoral começa oficialmente nesta quinta-feira

Andreza Rossini

POLUICAO VISUAL ELEICOES

Os partidos e candidatos tem permissão para iniciar a campanha eleitoral, para o pleito de outubro, a partir desta quinta-feira (16). Eles já podem divulgar os números das urnas e pedir votos.

O período para registro de candidaturas foi encerrado ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A campanha eleitoral gratuita na TV começa no próximo dia 31.

A partir de hoje os candidatos podem fazer carreatas, comícios, campanha por carros de som  distribuir material gráfico. A campanha segue até o dia 6 de outubro, um dia antes do primeiro turno do pleito eleitoral.

No pleito deste ano, pela primeira vez, está proibida a doação de empresas para os candidatos, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Dias após a determinação a Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram a lei do Fundo Partidário, que destina R$ 1,716 bilhão de recursos públicos para a campanha eleitoral.

Também está proibido a propaganda com cavaletes, em postes ou placas, outdoors, distribuição de brindes, “showmícios”, distribuição de panfletos em escolas públicas, Telemarketing, qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na internet que não seja o impulsionamento de postagens do Facebook e espalhar santinhos nas vias públicas, entre outros.

Candidaturas

Segundo o TSE, mais de 12 mil candidatos a presidente, governador, senador e deputado federal, estadual e distrital vão disputar os votos de 147,3 milhões de eleitores no Brasil. No Paraná, até a noite de ontem (15), o Tribunal Regional Eleitoral havia registrado  1.205 candidaturas. O número final oficial deve sair no final da tarde desta quinta.

 

Previous ArticleNext Article