CCJ aprova projeto que prevê medidas de prevenção da hipertensão arterial

Mariana Ohde


Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa o projeto de lei 78/2015, de autoria do deputado Ney Leprevost, que propõe o combate e prevenção da Hipertensão Arterial, uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos.

Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Hipertensão, a doença atinge em média de 30% a 50% da população brasileira. É responsável por 80% dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), 40% dos infartos e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

De acordo com o texto, o Poder Público ficará encarregado de realizar campanhas educativas para divulgar o tema com o objetivo de conscientizar a população paranaense sobre diagnóstico e tratamento da doença. A data de 26 de abril, Dia Nacional de Controle da Hipertensão Arterial, passará por lei a integrar o Calendário de Eventos Oficiais do Estado do Paraná.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal