Cidade do interior do Paraná tem 100% dos mesários voluntários

Francielly Azevedo


A cidade de Andirá, na região norte do Paraná, terá 100% dos mesários voluntários pela segunda eleição consecutiva. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), o município é o único do estado em que todos os mesários se ofereceram voluntariamente para trabalhar.

Ao todo, são cerca de 300 pessoas que vão atuar em 82 seções eleitorais nas eleições em Andirá. Com a procura dos voluntários, a Justiça Eleitoral não precisou convocar ninguém para trabalhar no pleito e tem, inclusive, lista de espera. A cidade conta com mais de 22 mil eleitores.

No Paraná, são mais de 107 mil mesários. Em Curitiba são pouco mais de 16 mil mesários que vão trabalhar em 4.015 seções eleitorais na capital. Destes, aproximadamente 13 mil são voluntários, conforme os dados do TRE.

O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e a dois dias de folga, no serviço público ou privado, para cada dia de convocação. Além disso, no Paraná, garante a isenção em taxa de concursos públicos, válida por dois anos.

Os mesários devem ser maiores de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição, estão a de presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente.

O primeiro turno das eleições será no próximo domingo (7). Em caso de segundo turno, a data reservada é 28 de outubro.

 

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.