Cinco cidades paranaenses podem ter segundo turno nas eleições

Mariana Ohde


Cinco cidades paranaenses podem ter segundo turno nas eleições municipais deste ano. Todos os municípios têm mais de 200 mil eleitores. Ao todo, 92 municípios do país com mais de 200 mil eleitores devem decidir seus próximos prefeitos na segunda votação.

O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e o segundo turno para o dia 30.

Segundo a Constituição, o segundo turno para prefeito ocorre quando nenhum dos candidatos obtém, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos, ou seja, dos votos dados exclusivamente aos candidatos que concorreram ao cargo.

Neste caso, disputam o segundo turno os dois candidatos a prefeito mais votados.

São Paulo é o estado com maior número de municípios na lista – 28 no total. Em seguida, vem o estado do Rio de Janeiro, com dez municípios, Minas Gerais, com oito, e o Paraná e o Rio Grande do Sul, com cinco cada um.

As cidades paranaenses que podem ter segundo turno são Curitiba (1.289.215 eleitores), Londrina (353.314), Maringá (261.717), Ponta Grossa (222.716) e Cascavel (206.714).

Ainda segundo o TSE, o número de pessoas que vão votar no Paraná em 2016 aumentou 29,46% nos últimos 20 anos. Serão 7.896.446 eleitores. O órgão informou também que São José dos Pinhais teve o maior crescimento do eleitorado nas últimas duas décadas, com um aumento de 91,82%. No entanto, a cidade não terá segundo turno já que ainda não chegou a 200 mil eleitores.

Uma opção

Os eleitores de 14 municípios do Paraná terão apenas uma opção para o cargo de prefeito nas eleições deste ano. Nestas cidades, todas com menos de 35 mil habitantes, há apenas um candidato concorrendo que, segundo a legislação eleitoral, será eleito com qualquer quantidade de votos – ou seja, um voto válido já garantiria a vitória.

Em todo o país, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios, 97 cidades terão apenas um candidato. O Paraná é o quarto estado com mais candidatos únicos.

Os municípios paranaenses com um candidato apenas são: Altamira do Paraná, Araruna, Assis Chateaubriand, Bom Jesus do Sul, Brasilândia do Sul, Cidade Gaúcha, Itaguajé, Janiópolis, Miraselva, Santa Izabel do Oeste, Santa Mariana, São Jorge do Ivaí, São José da Boa Vista e Terra Boa.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="384554" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]