Ciro Gomes pede ‘flexibilização’ para visitar Lula na Polícia Federal

William Bittar - CBN Curitiba


Após a juíza federal substituta da 12ª Vara Federal de Curitiba, Carolina Moura Lebbos, negar o pedido de 11 governadores e três senadores para visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora foi a vez do pré-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, ingressar com um pedido à juíza para poder visitar Lula, segundo informações do Jornal Estado de São Paulo.

Ciro entrou com a solicitação juntamente como presidente do PDT, Carlos Lupi, e o vice-presidente do partido, André Figueiredo. No pedido, os três se apresentaram como amigos do ex-presidente.

Na decisão da última terça-feira (10), quando os governadores queriam visitar o petista na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Lebbos decidiu que ‘não há fundamento para a flexibilização do regime geral de visitas próprio à carceragem da Polícia Federal’. São permitidas as visitas, aos presos na Polícia Federal, dos familiares de primeiro grau como pais, cônjuge e filhos.

Após a negativa da juíza, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), um dos que estavam em Curitiba para tentar visitar o ex-presidente, declarou que essa é mais uma das várias violações de direitos sofridas por Lula.

Flávio Dino, que também é mestre em direito constitucional, afirmou que a visita de amigos aos presos não é nenhuma regalia e está prevista na lei de execução penal.

No pedido, Ciro, Lupi e Figueiredo argumentam que não apresentam qualquer risco ao normal funcionamento da sede da Polícia Federal e solicitam a flexibilização da visitação a Lula. Eles reiteram que a visita é um direito inalienável do condenado, sendo dever do estado promover o respeito à dignidade humana.

Os políticos alegam ainda que isso seria uma violação da Convenção Americana de Direitos Humanos, da Constituição Federal e da Lei de Execuções Penais, pois o Estado Democrático de Direito repudia traços de ditadura.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="517150" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]