Política
Compartilhar

Colombo tem cinco candidatos a prefeitura, conheça:

Você acompanha, a partir de hoje, no Paraná Portal, uma série de notícias apresentando os candidatos à prefeitura das ci..

Andreza Rossini - 29 de agosto de 2016, 16:32

Você acompanha, a partir de hoje, no Paraná Portal, uma série de notícias apresentando os candidatos à prefeitura das cidades da Região Metropolitana de Curitiba, como Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Colombo e Quatro Barras, entre outras.

O primeiro turno das eleições está marcado para acontecer no dia 02 de outubro e nos municípios que tiverem segundo turno, as votações vão acontecer no dia 30. Neste ano serão eleitos os chefes do executivo de cada município e os vereadores.

Nesta segunda-feira (29), apresentamos os candidatos a prefeitura de Colombo.  O município tem cinco nomes na disputa.

Conheça os candidatos:

160000033656A atual prefeita Beti Pavin tenta a reeleição pelo partido Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), tendo como candidato a vice Sérgio Pinheiro do Partido Progressista (PP) Foi vereadora entre 1989 e 1992, vice prefeita entre 1993 a 1996 e foi eleita por dois mandatos como prefeita, permanecendo no cargo 1997 a 2004.

Entre as propostas está lutar pela construção de um hospital para a região norte da capital, que atenda diversas especialidades médicas e tenha atendimento especializado para crianças e idosos. Na educação promete ampliar o programa de inclusão digital para os alunos, na segurança promete pleitear por uma delegacia de polícia cidadã no município. A prefeita ainda promete implantar novas praças e espaços para prática de esportes, medidas de assistência social e incentivo ao comércio.  Veja o documento na íntegra aqui. 

160000013446 (1)Elton Lucas é o candidato pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e tem como vice Juarez de Oliveira, do mesmo partido. Ele concorreu ao cargo de vereador em 2012 e não foi eleito.

Entre as propostas para o cargo está a integração do transporte coletivo da Região Metropolitana com Curitiba, postos de saúde com consultas em horários marcados e médicos homeopatas, criação de praças e parques nos bairros da periferia, limpeza e preservação dos rios, incentivo à projetos socioculturais e as associações de moradores e aos conselhos de segurança dos bairros. Veja o documento na íntegra aqui.

160000005654Helder Lazarotto é candidato pelo Partido da República (PR) e tem como vice Professor Alcione, do Partido Trabalhista Nacional (PTN). Foi eleito vice-prefeito de Colombo em 2012 pelo PTN.

O candidato promete implantar um hospital geral de olhos no município, implantar um pronto atendimento pediátrico e estender os horários de atendimento nas unidades de saúde. Na área de segurança promete reestruturar a guarda municipal e retomar as rondas preventivas nas praças. Também afirma que vai lutar pela integração do transporte coletivo entre a Região Metropolitana e a capital, implantar programa de emprego, incentivar o turismo e promover acesso a moradias por meio de um programa social. Veja o documento na íntegra aqui. 

160000033504

Joel Cordeiro é candidato pelo Partido Social Democrático (PSD) e tem como vice Rosalda Thomas do Partido Comunista do Brasil (PC do B). Foi suplente de deputado estadual em 2012 pelo mesmo partido. Disputou a prefeitura do município em 2012, mas não foi eleito.

Entre as propostas de governo está construir um hospital no município, criar uma delegacia da mulher em Colombo, construir um centro especializado na saúde de crianças e idosos, criar um parque industrial na cidade para atrair o investimento de empresas, criar um programa para trabalhador, investir em educação e lazer, criar um centro de atletismo, cursos profissionalizantes, investir no turismo e construir um centro de eventos. Veja o documento na íntegra aqui.

160000007120

Rose Cavalli é candidata pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e tem como vice Cleverson Coradin do Partido Republicano de Ordem Social (Pros). Ela foi suplente de deputado estadual em 2014 pelo mesmo partido e disputou as eleições para a prefeitura de Colombo em 2012, mas não foi eleita.

A candidata tem como metas de governo uma administração pública participativa e transparente, atendendo as necessidades dos cidadãos. Valorizar os profissionais e melhorar a qualidade da educação, ampliar o atendimento médico, fortalecer o conselho tutelar, implantar novos restaurantes populares, melhorar a acessibilidade para portadores de necessidades especiais, firmar parcerias com a Guarda Municipal e policias Civil e Militar para aumentar a segurança no município e valorizar o empreendedorismo local. Veja o documento na íntegra aqui. 

As imagens, documentos e informações estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral. As candidaturas aguardam julgamento do órgão.