Com índice de 37,8%, Richa tem maior aprovação desde setembro de 2015

Jordana Martinez


Cristina Seciuk/ CBNCuritiba

Um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido da Federação das Indústrias do Estado aponta que o governador Beto Richa tem 37,8% de aprovação entre o eleitorado paranaense.

Parece pouco, mas é o maior índice alcançado pelo tucano em dois anos.

A desaprovação agora em setembro de 2017 foi de 58,3% contra quase 73% de avaliações negativas no mesmo mês de 2015.

Desde que o Paraná Pesquisas passou a monitorar a avaliação de Richa ele tem crescido em aprovação. O índice era de 25% em março do ano passado, se manteve em agosto, depois cresceu para 32% e aumentou novamente para os atuais 37%.

Movimento contrário, é claro, fez a desaprovação, que encolheu de 70% em março de 2016 para 66% em agosto, depois 64% em março deste ano e chegou a 58% na pesquisa divulgada agora.

Quadro Negro

O aumento na popularidade de Richa foi registrado apesar de o levantamento ter sido realizado pouco tempo depois do vazamento de informações sobre a delação do dono da Construtora Valor, relacionada à operação Quadro Negro.

No acordo de colaboração, Eduardo Lopes de Souza afirmou que dinheiro dos desvios de obras de escolas teria abastecido a campanha de Richa. Informação negada pelo governador.

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.516 pessoas em 91 municípios do estado, entre os dias 07 e 11 de setembro, quando as informações já tinham vazado, mas antes da homologação do acordo.

De modo geral, a maioria acredita que a administração estadual está pior do que o esperado: 46,9% tem essa opinião. 40,5% dizem que está igual à expectativa e apenas 10,5% avaliaram que o governo está melhor que o esperado.

A margem de erro é de 2% em toda a pesquisa que avaliou também o presidente Michel Temer.

Resultado: a ampla maioria desaprova a gestão do peemedebista, impopularidade que vem crescendo entre os paranaenses: era de 45,6% em agosto de 2016, aumentou para 70,9% em março deste ano e agora alcançou 81% de desaprovação, contra 15,4% de aprovação e 3,2% que não opinaram.

 

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="455945" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]