Política
Compartilhar

Compra de votos é a denúncia de crime eleitoral mais comum no Paraná

O Comitê de Fiscalização Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) recebeu, em dois meses, 522 denún..

Mariana Ohde - 30 de setembro de 2016, 10:41

O Comitê de Fiscalização Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) recebeu, em dois meses, 522 denúncias de irregularidades nas campanhas eleitorais no estado.

Neste período, o comitê tem estado de plantão para receber as informações através do telefone 0800-642-9840 e também pelo aplicativo OAB Caixa 2. Os crimes eleitorais relatados vão desde a campanha ilegal até a boca de urna e tentativas de compra de votos. Este último, até agora, tem sido o mais comum nas cidades paranaenses. Segundo a Coordenadora do grupo, a advogada Zuleika Giotto, a maior parte das denúncias é de distribuição de combustível, brindes e até de dinheiro pela troca do voto dos eleitores.

"As primeiras denúncias eram sobre propaganda antecipada, depois a propaganda irregular e muita denúncia de pagamento de combustível para a adesivagem de carro. Nos últimos dias aumentou o número de denúncias de compra de votos. A oferta e entrega de dinheiro e cestas básicas em troca do voto", explica.

Do total de denúncias, 421 vieram pelo aplicativo e outras 101 por e-mail. 349 denúncias chegaram a ser encaminhas ao Ministério Público depois da análise do Comitê. Outras 147 foram arquivadas por falta de fundamento ou de documentação. As restantes estão em análise.

Segundo a advogada, a participação do público foi fundamental para que a iniciativa surtisse efeitos positivos. "As pessoas, nesse ano, estão mais atentas. Elas se preocuparam em completar, efetivamente, a denúncia, em descrever o local do acontecimento, a data. As pessoas fazem a denúncia praticamente imediatamente após a ocorrência do fato", comemora.

Tecnologia a favor da democracia

Zuleika Giotto destaca que o aplicativo torna mais ágil o registro de irregularidades, o que estimula a participação da população. "O aplicativo facilita muito porque ele é de fácil utilização e a pessoa pode encaminhar vídeo, foto, áudio. Ele permite que a denúncia venha acompanhada de provas", ressalta.

Por meio do aplicativo OAB Caixa 2, as denúncias podem ser feitas por texto, vídeo ou foto. O programa pode ser baixado nas lojas de aplicativos de dispositivos móveis - veja como baixar o OAB Caixa 2 no site da Ordem.

Os registros de irregularidades eleitorais no Paraná também podem ser feitos pelo e-mail denunciaeleitoral@oabpr.org.br ou pelo telefone 0800-642-9840.