Congresso dos EUA é invadido por manifestantes pró-Trump; AO VIVO

Redação


Manifestantes pró-Trump invadiram o Congresso dos EUA (Estados Unidos da América), nesta quarta-feira (6), durante a solenidade que certificaria o resultado das eleições. No Capitólio, o presidente eleito Joe Biden seria proclamado o novo chefe de Estado. Acompanhe o movimento ao vivo.

Donald Trump não aceita a derrota e reivindica, sem nenhuma prova, que as eleições americanas de novembro foi fraudada. Parte da mídia norte-americana trata o episódio como tentativa de golpe. A solenidade no Capitólio se trata de uma mera formalidade, uma vez que o resultado das eleições já está definido.

Pelo Twitter, o presidente norte-dos EUA não pediu para que os manifestantes desocupassem o prédio. Trump apenas solicitou que todos se “mantenham pacíficos”.

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, que conduzia a sessão no Congresso, foi removido do local pelos golpistas, apontado como um traidor. Chamado de “covarde” por Donald Trump, Pence usou as redes para pedir a saída dos manifestantes.

O clima em Washington é de muita tensão. As cenas são inéditas na história desde a Independência dos Estados Unidos, em 4 de julho de 1776.

Há registros de tiroteio dentro do Capitólio. Uma mulher teria sido removida em estado crítico após ser atingida por um tiro.

A polícia de Washington investiga a possiblidade de bombas terem sido espalhadas pela capital dos EUA. Em caso de confirmação, o que é tratado atualmente como uma manifestação política passaria a ser considerado um ataque terrorista.

O efetivo policial é insuficiente para conter a insurgência dos manifestantes.

Um congressista informou à CNN americana que há um impasse armado em frente à Câmara dos Deputados, no Capitólio. O local foi evacuado, enquanto a segurança tenta neutralizar o indivíduo supostamente portando uma arma de fogo.

A polícia tenta conter o movimento, mas até o momento nada pode fazer. O Congresso segue cercado por manifestantes favoráveis a Donald Trump, que não aceita a derrota que sofreu nas urnas.

A vice-presidente eleita, Kamala Harris, é senadora estava no Congresso. A assessoria dela confirmou que ela está segura, embora o paradeiro não tenha sido revelado pelo seu escritório.

Congressistas foram evacuados do prédio e usam máscara de gás para evitar possíveis ataques.

MANIFESTANTES INVADEM CONGRESSO DOS EUA: AO VIVO

Previous ArticleNext Article