Coronavírus: Sesa pede retirada de projeto que autoriza buffet por quilo na pandemia

Redação

buffet por quilo, restaurantes, self-service, assembleia, legislativa, alep, sesa, secretaria de estado da saúde, coronavírus, covid-19, pandemia

A pedido da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), a Assembleia Legislativa do Paraná retirou da pauta desta terça-feira (26) a votação do projeto de lei que autoriza o funcionamento dos restaurantes e estabelecimentos com sistema de buffet por quilo – ou self-service.

O secretário da Saúde, Beto Preto, solicitou um tempo maior para avaliar as normas previstas no projeto. A preocupação é que a reabertura coloque clientes e funcionários em risco de contaminação durante a pandemia do coronavírus.

A expectativa é que o projeto volte a ser discutido a partir da próxima segunda-feira (1º de junho), já com as considerações da Secretaria de Estado da Saúde.

Pelo projeto apresentado na Assembleia Legislativa, todas as empresas que oferecem buffet por quilo devem adotar sete regras, entre elas o uso obrigatório de máscara e luvas descartáveis para manusear talheres compartilhados.

No início do buffet e na entrada do restaurante, placas orientativas devem informar os clientes sobre os cuidados com a higiene. Da mesma forma, todos os clientes devem ter acesso a álcool em gel 70%.

As mesas devem respeitar um distanciamento mínimo de um metro e meio. Em relação às filas, as pessoas devem aguardar a pelo menos um metro umas das outras.

O projeto de lei também dispõe sobre os pratos e talheres. Os utensílios compartilhados devem ser tocados a cada 30 minutos. E todos os aparatos do estabelecimento devem ser higienizados periodicamente.

Conforme a proposta, os restaurantes, padarias e lanchonetes que descumprirem as medidas sanitárias estão sujeitos a multa de mais de R$ 5 mil. Em caso de reincidência, eles podem ser interditados temporariamente.

Para entrar em vigor, o projeto precisa ser aprovado em duas votações na Assembleia Legislativa, além de passar pela sanção do governador Ratinho Junior.

Previous ArticleNext Article