Coronel Péricles é o novo secretário de Defesa Social de Curitiba

Lucian Pichetti - CBN Curitiba

Coronel Péricles é o novo secretário de Defesa Social de Curitiba

O coronel da Polícia Militar Péricles de Matos é o novo secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba. O prefeito Rafael Greca confirmou o nome, na manhã desta terça-feira (5). Atual comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, o coronel deve assumir o cargo no próximo mês, após a transmissão de cargo na corporação.

O comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior, assume interinamente a pasta. Péricles de Matos substitui o delegado da Polícia Civil Guilherme Rangel, que deixou o cargo no fim do ano.

Natural de Irati, cidade do interior do Paraná, o coronel Péricles ingressou na Polícia Militar com 20 anos. Ele tem uma sólida carreira na corporação e é conhecido pelo perfil operacional.

O novo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito é formado em Direito pela PUCPR e tem cursos de especialização nacionais e internacionais, como o de Ações Táticas Especiais, pela Swat Tactics; de Operações Especiais, pela Policia Nacional da Espanha; de Negociador Policial, pela Embaixada dos EUA e de Contraterrorismo, pelo Batalhão de Ações Táticas Especiais da PM de Minas Gerais.

Péricles foi instrutor de outras dezenas de capacitações e atuou no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Chefiou ainda o Comando de Operações Especiais (COE), entre 1991 e 1996, o Grupo Águia em 2007 e, no ano seguinte, criou a Força Samurai, especializada no combate ao narcotráfico. Também foi chefe da Agência Central de Inteligência.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="737633" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]