Coronel Rômulo Marinho Soares assume Segurança Pública

Angelo Sfair

secretário_segurança_paraná_rômulo_marinho_soares

O coronel Rômulo Marinho Soares é o novo secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária. Ele assume o posto deixado pelo general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, que deixa o governo para assumir a diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional. A troca de comando da pasta foi confirmada pelo governador Ratinho Junior nesta quinta-feira (30).

Rômulo Marinho Soares já atuava no governo. O militar estava lotado no gabinete do governador como assessor para assuntos de Segurança Pública. O coronel do Exército participava da área de gestão e inteligência.

O governo estadual avalia que a troca de comando não altera os rumos da pasta. Na despedida de Carbonell, Ratinho Junior fez elogios ao desempenho do general e afirmou que ele pode ter um papel útil na coordenação da Itaipu Binacional.

“É importante termos a presença de um paranaense na gestão da Itaipu. Isso contribui para ampliar a boa relação que temos com a empresa e permitirá desenvolvermos projetos conjuntos em favor da sociedade”, disse o governador.

A saída de Carbonell já era ensaiada há algum tempo. O militar esteve muito próximo de deixar o governo em março. No mês seguinte, em abril, os rumores de que Carbonell assumiria a coordenação de Itaipu Binacional cresceram. À época, Ratinho Junior garantiu a permanência do general, que foi um dos primeiros secretários anunciados pela gestão.

O coronel Rômulo Marinho Soares, ao ser anunciado como novo secretário de Segurança Pública, assumiu o compromisso de diminuir as taxas de violência. “Recebi com orgulho o convite e vamos trabalhar seguindo as determinações do governador Ratinho Junior de reforçar o combate à criminalidade, atuando com força, planejamento e inteligência, para reduzir os índices às menores taxas possíveis”, afirmou.

Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1986, Rômulo Marinho Soares é mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1994), e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).

O militar já atuou nas áreas de administração e logística, educação e cultura, assistência social. Marinho Soares também foi o coordenador das atividades do Exército relacionadas à Copa do Mundo de 2014, nas sedes Curitiba e Foz do Iguaçu.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="626406" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]