(Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Covid: Ratinho Junior decreta luto de três dias em respeito aos 15 mil mortos no Paraná

O governador Ratinho Junior decretou nesta terça-feira (23) luto oficial de três dias em todo o território estadual em r..

O governador Ratinho Junior decretou nesta terça-feira (23) luto oficial de três dias em todo o território estadual em respeito aos 15 mil paranaenses mortos pela Covid-19. O boletim da Sesa (Secretaria da Saúde) de hoje aponta um total de 15.166 óbitos por complicações da doença desde março de 2020. Além disso, o Paraná acumula 801.905 casos confirmados.

“Presto a minha solidariedade a todas as famílias que perderam entes e amigos queridos em consequência do coronavírus. Meus sentimentos a cada pessoa vítima desta tragédia pela qual estamos passando”, afirmou Ratinho Junior.

Neste momento, o Estado tem 97% das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) ocupadas. O indicador é superior a 95% em todas as regiões: leste (97%), oeste (97%), noroeste (98%) e norte (95%).

Neste momento, 2.777 pacientes com Covid-19 internados em hospitais da rede pública ou privada. Destes, 1.180 ocupam leitos de UTI, enquanto 1.597 realizam o tratamento em vagas de enfermaria.

O governador Ratinho Junior destacou que o Estado está enfrentando o pior momento e que o Governo não mede esforços para atender os paranaenses com dignidade, com oferta de leitos e medidas restritivas para diminuir o contágio.

“Estamos passando pelo período mais grave da pandemia no Estado, com as novas variantes, e por isso é hora de nos resguardar. Precisamos agir coletivamente para impedir que o coronavírus continue circulando”, pontuou.

O governador ainda agradeceu os profissionais de saúde e todos aqueles que trabalham imensamente para conter os efeitos da pandemia. “Quero manifestar o imenso respeito que o Paraná tem com os seus profissionais de saúde e todos aqueles que estão enfrentando essa doença na linha de frente. Vocês são a nossa força”, arrematou.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, também se solidarizou com as famílias das vítimas da Covid-19.

RATINHO ESPERA VACINAR TODOS OS IDOSOS DO PARANÁ EM ABRIL

Desde o início da campanha de vacinação até esta terça-feira (23) o Paraná vacinou 610.253 cidadãos. Ao todo, 807.928 doses foram aplicadas, das quais 197.675 se referem à dose de reforço.

Até agora, o Estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 1.500.450 de doses, somados os imunizantes CoronaVac e AstraZenca/Oxford.

A expectativa do governador Ratinho Junior é que todos as pessoas com 60 anos ou mais recebam imunizantes até o fim de abril.