CPI da Covid ouve Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde; veja ao vivo

Nesta terça-feira (25), a CPI da Covid ouve Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde, que ficou conhecida como ..

Nesta terça-feira (25), a CPI da Covid ouve Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde, que ficou conhecida como “Capitã Cloroquina” por defender o medicamento mesmo sem eficácia comprovada contra o coronavírus.

Mayra é secretária de Gestão do Trabalho e Educação desde os primeiros dias do Governo Bolsonaro. A médica também conseguiu um habeas corpus do STF (Supremo Tribunal Federal) que a autoriza a ficar em silêncio quanto aos fatos ocorridos entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

CPI DA COVID-19: O QUE É?

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), oficializou a criação da CPI no dia 13 de abril, após ordem do STF (Supremo Tribunal Federal).

Pacheco decidiu unir dois requerimentos apresentados por senadores, criando uma única comissão que, além de investigar ações e omissões da gestão do presidente Jair Bolsonaro na pandemia, também tratará dos repasses de verbas federais para estados e municípios.

O requerimento inicialmente analisado, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), previa apenas a investigação do governo Bolsonaro, como em relação ao colapso do sistema de saúde de Manaus, onde pacientes internados morreram por falta de oxigênio. O general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, já é investigado pelo caso.

A comissão terá um prazo inicial (prorrogável) de 90 dias para realizar procedimentos de investigação e elaborar um relatório final, a ser encaminhado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.