Política
Compartilhar

Curitiba tem número recorde de candidatos à Câmara Municipal

Curitiba terá 1097 candidatos a vereadores, número 30% maior que em 2012, quando 750 pessoas disputaram uma das 38 cadei..

Jordana Martinez - 16 de agosto de 2016, 17:59

Curitiba terá 1097 candidatos a vereadores, número 30% maior que em 2012, quando 750 pessoas disputaram uma das 38 cadeiras na Câmara municipal. O balanço foi divulgado hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral e indica um recorde de candidaturas.

Em torno de 30 mil candidatos registraram candidatura em todo o Paraná. Até quinta-feira, todos os cartórios eleitorais devem lançar os registros no sistema. Na capital, são 18 partidos, divididos em sete coligações. A partir de agora, há o prazo de cinco dias para impugnações serem julgasse na Justiça Eleitoral.

Em Curitiba, somando todos os candidatos, 70% são homens e 30% mulheres. A proporção indica que os partidos cumpriram o limite mínimo das cotas de gênero.

As propagandas eleitorais na TV e rádio começam no dia 26 de agosto, mas os candidatos já estão livres para fazer campanha na rua e na internet. Algumas limitações são impostas pela legislação. Os candidatos não podem patrocinar publicações na internet, usar cavaletes, nem pedir votos em igrejas e eventos em locais públicos.