
Delegado da PF no caso Milton Ribeiro diz que houve interferência na investigação
Camila Mattoso - Folhapress, Fábio Serapião - Folhapress
23 de junho de 2022, 17:05
A pesquisa Datafolha divulgada hoje aponta que haverá segundo turno com Lula mantendo vantagem sobre Jair Bolsonaro.
Redação - 23 de junho de 2022, 18:24
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto para Presidência da República nas Eleições 2022, de acordo com os dados da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23). Principal rival do petista, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 28%. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado, com 8%, a 101 dias do pleito.
Os dados divulgados pela Folha de S. Paulo têm margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.
A polarização entre Lula e Bolsonaro se consolidou, mas não é possível afirmar que a distância de 19 pontos percentuais se alterou justamente devido à margem de erro. O petista oscilou um ponto para baixo e o atual presidente oscilou um ponto para cima.
O que chama a atenção é que a prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, não tem tanta influência no resultado dessa pesquisas. O caso é visto como um desastre no Palácio do Planalto, que ainda enfrenta os desgastes com os preços dos combustíveis e também com as mortes do jornalista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips na Amazônia. Diante desse cenário, a manutenção do patamar de Bolsonaro é celebrada entre os apoiadores.
A pesquisa Datafolha ouviu 2.556 pessoas em 181 cidades brasileiras durante os dias 22 e 23 de junho de 2022.
Veja os números divulgados pela pesquisa Datafolha:
Por fim, os candiatos Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram na pesquisa Datafolha.