Deputado federal Schiavinato morre aos 66 anos por complicações da covid-19

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR) morreu aos 66 anos nesta terça-feira (13), em Brasília, por complicaç..

O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR) morreu aos 66 anos nesta terça-feira (13), em Brasília, por complicações por covid-19. A informação foi confirmada pela assessoria do parlamentar.

Ele estava internado no hospital Sírio Libanês desde o dia 3 de março. Uma semana após dar entrada no hospital, ele foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e encontrou diversas barreiras na recuperação. A equipe médica teve que que atuar, por exemplo, na desobstrução de uma via da vesícula, um dos focos de infecção causada pelo vírus. Além disso, os boletins médicos divulgados pela assessoria mostravam uma grande preocupação em relação ao comprometimento do pulmão.

Durante a internação, a mulher do deputado federal faleceu por covid-19. Marlene Schiavinato morreu dia 12 de março, também em Brasília. Ela tratava um câncer e viu o estado de saúde piorar muito após contrair a covid-19. Devido à hospitalização, o parlamentar não soube da morte da esposa.

José Carlos Schiavinato foi prefeito de Toledo, na região oeste do Paraná, por dois mandatos antes de assumir mandato como deputado estadual em 2015. Em 2018, contou com 75.540 votos e foi eleito deputado federal.

“Esperávamos um milagre. E ele não veio. Ou aconteceu de uma forma que agora não sabemos compreender”, afirma o perfil oficial do parlamentar no Facebook.

GOVERNADOR DO PARANÁ LAMENTA MORTE DO DEPUTADO SCHIAVINATO  

O governador Ratinho Junior (PSD) emitiu nota de condolências após saber da morte do parlamentar.

“Me solidarizo com a família e os amigos neste momento de dor e tristeza. Meu profundo sentimento de condolências e de que a fé em Deus ampare seus corações. Schiavinato batalhou muito em prol do Paraná como prefeito, deputado estadual, deputado federal e liderança política”, afirmou em nota divulgada pela administração.

José Carlos Schiavinato nasceu em Iguaraçu, na Região Metropolitana de Maringá, e se formou em Engenharia, mas fez carreira política no Oeste do Paraná. Ele participou da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA/PR) e da Frente Nacional de Prefeitos.