
Comandante da Aeronáutica procura Gilmar e nega apoio a golpismo
Igor Gielow - Folhapress
04 de agosto de 2021, 12:49
O deputado Reinhold Stephanes Junior (PSD-PR) invadiu a sala onde acontece a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da ..
Redação - 04 de agosto de 2021, 13:58
O deputado Reinhold Stephanes Junior (PSD-PR) invadiu a sala onde acontece a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid para tumultuar a sessão desta terça-feira (4). O parlamentar paranaense, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, interrompeu o depoimento do coronel Marcelo Blanco, ex-assessor do departamento de logística do Ministério da Saúde, para criticar os senadores.
"CPI faz um mal ao Brasil", disse o deputado, que gravava vídeo para as redes sociais. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI e quem presidia a sessão, acionou a Polícia Legislativa do Senado. No entanto, Reinhold Stephanes Junior se retirou antes da chegada dos agentes.
Na saída do plenário, o deputado federal ainda criticou Randolfe, falando que a atitude era de "prepotência e arrogância".
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o deputado disse aos jornalistas, já fora da sessão, que a CPI da Covid quer construir uma narrativa para prejudicar o presidente e acusou que um dos repórteres presentes era "petista".
O senador Randolfe Rodrigues afirmou que o episódio desta manhã será comunicado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e, se necessário, ao conselho de ética da Câmara.
"Vimos um ato de desrespeito a essa comissão do deputado Reinhold Stephanes Junior. Garantiremos a todos os parlamentares, sejam senadores ou deputados, o livre acesso à CPI. Entretanto, essa CPI não admitirá tentativas de tumultuar o trabalho dessa comissão ou ao mesmo tempo atos de provocação e intimidação", disse.
Vale lembrar que os deputados federais têm direito a acessar todos os ambientes do Senado, assim como os senadores podem transitar pela Câmara. No entanto, a participação em sessões só é permitida quando convocados.