Ducci e Stephanes Júnior abrem racha no PSB

Fernando Garcel


Um dia após o PSB ter formalmente anunciado ter desistido de lançar uma candidatura à prefeitura da capital neste ano, o deputado estadual Stephanes Junior (PSB) soltou uma nota apresentando seu nome para a disputa.

Stephanes diverge da posição de Luciano Ducci (PSB), presidente municipal do partido, que negociou o seu apoio para Rafael Greca (PMN). Em troca, o PSB ganharia a prerrogativa de indicar um vice para a chapa.

Mas em apoio à candidatura própria está o grupo de deputados estaduais recém filiados ao PSB, formado por Alexandre Curi, Jonas Guimarães, Luiz Claudio Romanelli, Tiago Amaral e Artagão Júnior.

Já ao lado de Ducci está o presidente estadual do partido, Severino Araújo (PSB), que garante não ter recebido qualquer manifestação oficial dos deputados. “Por enquanto o que existe são declarações para a imprensa feitas por deputados da bancada. Para mim chegou apenas a proposta de coligação, com o PSB indicando a vice do PMN”.

Pelo estatuto do PSB, qualquer proposta de coligação em cidades acima de 200 mil habitantes tem que passar pelo aval da direção estadual e também da direção nacional. Isso já foi feito, diz. “Qualquer filiado ao PSB tem direito de expressar sua opinião, mas nesse caso não considero racha, porque só há uma proposta”.

Sem acordo
Ao deixar o PMDB em março, o grupo de deputados estaduais assumiu o compromisso de apoiar uma possível candidatura de Ducci à prefeitura. No entanto, ele desistiu e os deputados reclamam não terem sido consultados sobre a nova decisão.

Corrida eleitoral
As convenções partidárias, que vão definir oficialmente os nomes só começam em de 20 de julho e vão até 5 de agosto. Entre os nomes já apresentados estão Gustavo Fruet (PDT), Rafael Greca (PMN), Tadeu Veneri (PT), Requião Filho (PMDB), Ney Leprevost (PSD), Xênia Melo (Psol) e Ademar Pereira (Pros).

Confira a série entrevistas produzidas pelo Paraná Portal com os pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba:

(Thiago Machado, do Metro Jornal Curitiba)

Previous ArticleNext Article