Eleições 2020: TRE-PR divulga calendário; 1º turno será no dia 4 de outubro

Grasiani Jacomini - CBN Curitiba

eleições, eleições 2020, paraná, tre, tre-pr, fake, calendário

O primeiro turno das eleições 2020 já tem data marcada: 4 de outubro. No Paraná, conforme o TRE-PR, são mais de 8 milhões de eleitores. Desses, somente 7,9 milhões estão aptos para irem às urnas. Neste ano serão escolhidos prefeitos e vereadores. O segundo turno também já está definido: 25 de outubro.

De 20 de julho até 5 de agosto é o prazo para realização das convenções partidárias. 15 de agosto é último dia para os partidos e coligações apresentarem à Justiça Eleitoral os registros dos candidatos. As campanhas eleitorais nas ruas e na internet terão início no dia 16 de agosto, e em 28 de agosto serão iniciadas as propagandas eleitorais gratuitas em rádios e televisões.

As fake news, notícias falsas, frequentes nas últimas eleições de 2018, serão pauta nas eleições 2020. O desembargador Tito Campos de Paula, novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), diz que a prática será combatida.

“Esse é um aspecto que preocupou muito nas eleições de 2018. Naturalmente, é bem provável que a prática se repita nas eleições 2020. O TRE prepara, num primeiro momento, uma central de checagens de informações”, explicou.

Neste ano as eleições municipais não terão mais coligações para vereadores. O presidente do TRE no Paraná analisa que essa mudança pode aumentar o registro de candidaturas.

“Com isso, talvez os partidos políticos lancem mais candidatos para quem sabe, no segundo turno, voltemos a ter as alianças para as eleições majoritárias”, previu.

Além da data de votação, o eleitor precisa ficar atento ao prazo de regularização do título. Quem não fez o recadastramento biométrico e teve o título cancelado, não justificou a ausência nos três últimos turnos ou deseja alterar o domicílio têm até o dia 6 de maio para resolver suas pendências.

Para verificar a situação eleitoral para as eleições 2020, basta acessar o site do TRE-PR.

Previous ArticleNext Article