Eleições EUA 2020: acompanhe a reta final da apuração dos votos em tempo real

Redação

eleições eua, eleições estados unidos, eleições, estados unidos, biden, trump, vote, votos, votação, eleições eua 2020, apuração, tempo real, ao vivo

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, precisa de 6 delegados para derrotar o atual presidente, o republicano Donald Trump. Acompanhe em tempo real a apuração dos votos nas Eleições EUA 2020.

Com a vitória em Michigan, confirmada pela NBC, os Estados Unidos estão mais próximos de ver um democrata voltar à Casa Branca.

  • Veja abaixo o infográfico interativo com atualização em tempo real

Até as 18h30 desta quarta-feira (4), Biden havia conquistado 264 delegados, contra 214 de Trump. Ao todo, o Colégio Eleitoral é formado por 538 delegados. Portanto, é eleito presidente o candidato que conseguir pelo menos 270 delegados.

Cada estado têm um peso proporcional à população e ao número de representantes na Câmara e no Senado. No entanto, independentemente da margem de votos, o candidato vencedor conquista todos os delegados do estado.

Quatro estados-chave ainda estão com o resultado indefinido. As Eleições EUA 2020 devem ser decididas após a apuração de votos nos estados de Nevada, Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte.

Entre os estados-chave com cenário indefinido, Joe Biden lidera em Nevada. O democrata saiu vencedor em Wisconsin, após uma virada e com uma diferença de apenas 20 mil votos, com 95% das urnas apuradas até as 16h30 desta quarta-feira (4).

Em Michigan, a vitória também veio na reta final, superando o rival republicando por uma margem de 0,3%.

O atual presidente Donald Trump, representante do Partido Republicano, lidera na Carolina do Norte, Geórgia e Pensilvânia – que entre os estados-chave indefinidos é o que confere o maior número de delegados (20).

No ritmo da apuração das urnas, é possível que o resultado das Eleições EUA 2020 continue indefinido ao final desta quarta-feira (4). A depender da contagem dos votos, é possível que o novo presidente dos Estados Unidos seja confirmado na quinta (5).

Precisando de 6 delegados para declarar vitória, Joe Biden pode chegar à Presidência dos Estados Unidos caso confirme a vantagem parcial em Nevada. O estado tinha, até as 18h30 desta quarta (4), 75% das urna apuradas.

APURAÇÃO: ELEIÇÕES EUA 2020

Acompanhe, em tempo real, a apuração dos votos das Eleições EUA 2020. O infográfico é desenvolvido pela AFP, e replicado pelo UOL.

COMO FUNCIONA O SISTEMA ELEITORAL DOS ESTADOS UNIDOS

Embora as pesquisas nacionais mostrem Joe Biden com vantagem de cerca de oito pontos percentuais no voto popular, o sistema indireto do Colégio Eleitoral pode dar a vitória a Donald Trump.

Com exceção dos estados do Maine e Nebraska — nos quais há divisão por distritos eleitorais — o vencedor em um estado leva todos os representantes correspondentes à região, mesmo que a vitória tenha sido por margem mínima.

DELEGADOS ELEITORAIS

O Colégio Eleitoral é formado por 538 delegados, distribuídos proporcionalmente entre os 50 estados norte-americanos – esse número é determinado com base na representação do estado no Congresso e em informações populacionais do Censo.

O candidato que receber a maioria do eleitorado em um estado conquista todos os delegados, não importando a diferença percentual.

Para vencer as Eleições EUA 2020, o candidato precisa de 270 representantes. Ou seja, a maioria absoluta dos delegados do Colégio Eleitoral.

Na eleição de 2016, Trump conquistou 304 dos 538 votos no Colégio Eleitoral, ainda que tenha recebido 2,8 milhões de votos a menos do que a rival, Hillary Clinton.

AO VIVO: REPERCUSSÃO DAS ELEIÇÕES EUA 2020

 

Previous ArticleNext Article