Política
Compartilhar

Eleições EUA 2020: acompanhe a reta final da apuração dos votos em tempo real

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, precisa de 6 delegados para derrotar o atual presiden..

Redação - 04 de novembro de 2020, 18:41

Reprodução
Reprodução

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, precisa de 6 delegados para derrotar o atual presidente, o republicano Donald Trump. Acompanhe em tempo real a apuração dos votos nas Eleições EUA 2020.

Com a vitória em Michigan, confirmada pela NBC, os Estados Unidos estão mais próximos de ver um democrata voltar à Casa Branca.

  • Veja abaixo o infográfico interativo com atualização em tempo real

Até as 18h30 desta quarta-feira (4), Biden havia conquistado 264 delegados, contra 214 de Trump. Ao todo, o Colégio Eleitoral é formado por 538 delegados. Portanto, é eleito presidente o candidato que conseguir pelo menos 270 delegados.

Cada estado têm um peso proporcional à população e ao número de representantes na Câmara e no Senado. No entanto, independentemente da margem de votos, o candidato vencedor conquista todos os delegados do estado.

Quatro estados-chave ainda estão com o resultado indefinido. As Eleições EUA 2020 devem ser decididas após a apuração de votos nos estados de Nevada, Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte.

Entre os estados-chave com cenário indefinido, Joe Biden lidera em Nevada. O democrata saiu vencedor em Wisconsin, após uma virada e com uma diferença de apenas 20 mil votos, com 95% das urnas apuradas até as 16h30 desta quarta-feira (4).

Em Michigan, a vitória também veio na reta final, superando o rival republicando por uma margem de 0,3%.

O atual presidente Donald Trump, representante do Partido Republicano, lidera na Carolina do Norte, Geórgia e Pensilvânia - que entre os estados-chave indefinidos é o que confere o maior número de delegados (20).

No ritmo da apuração das urnas, é possível que o resultado das Eleições EUA 2020 continue indefinido ao final desta quarta-feira (4). A depender da contagem dos votos, é possível que o novo presidente dos Estados Unidos seja confirmado na quinta (5).

Precisando de 6 delegados para declarar vitória, Joe Biden pode chegar à Presidência dos Estados Unidos caso confirme a vantagem parcial em Nevada. O estado tinha, até as 18h30 desta quarta (4), 75% das urna apuradas.

APURAÇÃO: ELEIÇÕES EUA 2020

Acompanhe, em tempo real, a apuração dos votos das Eleições EUA 2020. O infográfico é desenvolvido pela AFP, e replicado pelo UOL.

COMO FUNCIONA O SISTEMA ELEITORAL DOS ESTADOS UNIDOS

Embora as pesquisas nacionais mostrem Joe Biden com vantagem de cerca de oito pontos percentuais no voto popular, o sistema indireto do Colégio Eleitoral pode dar a vitória a Donald Trump.

Com exceção dos estados do Maine e Nebraska -- nos quais há divisão por distritos eleitorais -- o vencedor em um estado leva todos os representantes correspondentes à região, mesmo que a vitória tenha sido por margem mínima.

DELEGADOS ELEITORAIS

O Colégio Eleitoral é formado por 538 delegados, distribuídos proporcionalmente entre os 50 estados norte-americanos – esse número é determinado com base na representação do estado no Congresso e em informações populacionais do Censo.

O candidato que receber a maioria do eleitorado em um estado conquista todos os delegados, não importando a diferença percentual.

Para vencer as Eleições EUA 2020, o candidato precisa de 270 representantes. Ou seja, a maioria absoluta dos delegados do Colégio Eleitoral.

Na eleição de 2016, Trump conquistou 304 dos 538 votos no Colégio Eleitoral, ainda que tenha recebido 2,8 milhões de votos a menos do que a rival, Hillary Clinton.

AO VIVO: REPERCUSSÃO DAS ELEIÇÕES EUA 2020

https://twitter.com/i/lists/1323717584978694145?s=20