DEBATES

CANDIDATOS

CIDA BORGHETTI (PP)

Maria Aparecida Borghetti, empresária, 53 anos

Governadora do Paraná desde o dia 6 de abril, quando Beto Richa (PSDB) renunciou ao cargo para se desincompatibilizar visando a eleição para o Senado.

Em 2010, foi eleita deputada federal, exercendo um mandato em Brasília. Em 2014, foi eleita vice-governadora do Paraná.

Casada com o também político Ricardo Barros, com quem tem uma filha, Maria Victoria Borghetti Barros, que foi eleita deputada estadual nas eleições de 2014.

DR. ROSINHA (PT)

Florisvaldo Fier, médico, 67 anos

Presidente estadual do PT do Paraná, Dr. Rosinha é fundador do Partido dos Trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores no Estado.

Iniciou na vida pública como vereador de Curitiba, tendo sido eleito em 1988. No entanto, sequer concluiu o primeiro mandato, pois em 1990 foi eleito deputado estadual, cargo para o qual foi reeleito em 1994.

Foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos, entre 1999 e 2015 e presidente do Parlasul, o Parlamento do Mercosul, entre 2008 e 2009.

JOÃO ARRUDA (MDB)

João José de Arruda Júnior, 42 anos, bacharel em Ciências do Esporte

Filiado ao PMDB desde 2005, o sobrinho do senador Roberto Requião disputou sua primeira eleição já para o cargo de deputado federal, em 2010, sendo eleito com 126 mil votos.

João Arruda foi indicado pela liderança do PMDB e eleito presidente das comissões especiais criadas para estudar os projetos que deram origem a Lei Anticorrupção e o Marco Civil da Internet.

Foi reeleito deputado federal em 2014 com 176.370 votos.

LUIZ PIVA (PSOL)

Luiz Romeiro Piva, 55 anos, servidor público

Professor de carreira do ensino médico estadual do Paraná, Professor Piva é militante político desde o movimento estudantil, sendo filiado ao PT desde sua fundação. Deixou o partido em 2007, para integrar o recém-fundado PSOL.

Foi vereador de Almirante Tamandaré entre 2001 e 2004. Disputou três vezes a prefeitura do município, mas não se elegeu.

Nas eleições de 2010 e 2014, disputou uma cadeira no Senado com a peculiar proposta de, se eleito, apresentar projeto de lei para extinguir o Senado.

RATINHO JUNIOR (PSD)

Carlos Roberto Massa Júnior, 37 anos, empresário

Filho do apresentador de TV, Carlos Massa, o Ratinho, Ratinho Júnior, que comanda o grupo de comunicação fundado pelo pai, começou sua vida política em 2002, quando tinha 21 anos, sendo eleito deputado estadual do Paraná pelo PSB.

Em 2014, candidatou-se a deputado estadual, sendo um grande puxador de votos e dando ao PSC a maior bancada da Assembleia Legislativa.

Foi secretário de Desenvolvimento Urbano em grande parte dos dois mandatos do governador Beto Richa (PSDB).

OGIER BUCHI (PSL)

Ogier Buchi, 67 anos, advogado e apresentador de TV

O advogado ficou famoso por participação em programas de TV desde a década de 1990 e 2000, passando por CNT, Rede Mercosul e Rede Massa, atuando como comentarista esportivo, apresentador de noticiário e programas de entrevista e comentarista de política. Disputou as eleições para o governo do estado em 2014, pelo PRP, recebendo 0,85% dos votos.

Foi conselheiro do BRDE. Chegou a ser nomeado diretor do banco pela governadora Cida Borghetti no dia 1º de agosto, mas o decreto foi anulado depois que sua candidatura foi confirmada.