Eleitores que não votaram têm 60 dias para apresentar justificativa

Mariana Ohde


Eleitores de todo o Brasil definiram, neste domingo (2), quem serão os próximos prefeitos, vereadores ou candidatos para o segundo turno das eleições, que será realizado no dia 30 de outubro. A votação foi realizada entre 8h e 17h e, no Paraná, quase 1,3 milhão de eleitores registraram suas opções. Mas e quem não votou?

Os eleitores que, por qualquer motivo, não conseguiram comparecer à sua seção eleitoral, devem justificar a ausência em até 60 dias – caso não tenha sido possível, também, justificar a ausência hoje, em outro local de votação com o Requerimento de Justificativa Eleitoral, título de eleitor e documento com foto.

Para fazer a justificativa, é preciso ir a um cartório eleitoral ou posto de atendimento da Justiça Eleitoral e apresentar o Requerimento de Justificativa Eleitoral pós-eleição, além de um documento original com foto.

Caso o eleitor já tenha deixado de votar, sem justificativa, por três vezes consecutivas, é preciso entregar também um comprovante de residência e o título de eleitor, além de pagar uma multa de R$ 3,51 por turno.

Quem não justificar a falta do voto, perde alguns direitos. São eles: requerimento de passaporte ou carteira de identidade; requerimento dos demais documentos que necessitem da quitação eleitoral; recebimento de salário de entidades públicas ou assistidas pelo governo; participação em concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal; solicitação de empréstimos bancos ou estabelecimentos de crédito subsidiados pelo governo; inscrição em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos; renovação de matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo.

Segundo turno na capital

Curitiba terá segundo turno nas eleições municipais de 2016. Com 38,3% e 23,6% dos votos, respectivamente, os candidatos Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) seguem na disputa. O segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.

Rafael Greca somou cerca de 350 mil votos e Ney Leprevost cerca de 220 mil. O atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT), foi o terceiro candidato mais votado, com cerca de 180 mil votos (20%).

 

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal