Em depoimento, Lula critica delações premiadas: “Nunca foi tão fácil ser ladrão no Brasil”

Francielly Azevedo e Roger Pereira


Em depoimento à juíza federal Gabriela Hardt, substituta de Sérgio Moro nas ações da Operação Lava Jato, nesta quarta-feira (14), em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou os acordos de colaboração premiada firmados por ex-diretores da Petrobras. O petista foi ouvido na ação penal que investiga o recebimento de propina em obras de melhorias no Sítio de Atibaia.

Questionado pela magistrada sobre vários ex-diretores da petroleira terem devolvido dinheiro que haviam recebido em propina, o ex-presidente reprovou o sistema de obtenção de provas da Operação Lava Jato. “Nunca foi tão fácil ser ladrão no Brasil. Você rouba, faz uma delação, devolve uma parte e fica com um terço do roubo”, avaliou Lula.

A juíza respondeu citando a existência do pagamento de propina e Lula rebateu. “Eu quero saber se encontraram dinheiro do Vaccari no exterior. Eu quero saber se encontraram conta do PT no exterior. Quando um cidadão vem aqui, acusado, fazer delação e dizer que é tudo caixa do PT, ele está mentindo”, ressaltou o petista.

Lula também chegou a dizer que o Caixa 2 virou um “pote de água benta” e que alguns réus não são convidados para fazer delação premiada porque não o acusam. “O Vaccari está aqui perto é só trazer ele aqui para dizer se houve caixa ou não. Mas ele é réu, não vai se incriminar, pode mentir […] Léo Pinheiro também é réu. Ele está há dois anos tentando fechar uma delação, que não é aceita porque ele não acusa o Lula de verdade. Foi assim com o Palocci, foi assim com outros delatores”, afirmou.

O PROCESSO

Além de Lula, outras 12 pessoas são rés no processo. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o ex-presidente recebeu propina das empreiteiras OAS e Odebrecht por meio de reformas no sítio de Atibaia, no interior de São Paulo. As melhorias teriam totalizado mais de R$ 1 milhão.

O pecuarista e amigo pessoal de Lula, José Carlos Bumlai, também prestou depoimento nesta quarta-feira (14).

Lula nega ser o proprietário do sítio.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.