Municípios de Rondônia suspendem Enem 2020, diz ministro da Educação

Vinicius Cordeiro

enem 2020 rondônia suspendem ministro da educação

As cidades Espigão D’Oeste e Rolim de Moura, em Rondônia, suspenderam a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 neste domingo (17). A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. Segundo ele, cerca 12 mil estudantes estavam inscritos nos municípios e foram “prejudicados” com a decisão.

“Soubemos que duas cidades de Rondônia, cujo os prefeitos tiveram a liberdade dada pelo Supremo Tribunal Federal, impediram que seus alunos de fazerem a prova. Vamos ter que estudar e verificar qual procedimento vamos tomar”, afirmou o ministro.

Ribeiro está em Curitiba, onde acompanha o primeiro dia do Enem ao lado do secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, e do vice-governador Darci Piana.

Ministro da Educação entre Darci Piana (esq.) e Renato Feder (dir.). (Foto: AEN)

Além de informar a suspensão da prova em Rondônia, o ministro da Educação voltou a defender a realização das provas durante a pandemia de covid-19. Houve muita pressão para um novo adiamento, mas isso foi descartado pelo Ministério. A pasta defende que os alunos da rede pública não serão prejudicados já que 50% das vagas nas universidades federais já são reservadas para esses estudantes.

“Muitos argumentos que os alunos oriundos de escolas públicas foram prejudicados e não tiveram acesso. Mas vale à pena lembrar que temos uma lei de 2012 que reserva 50% das vagas das escolas de ensino superior para alunos oriundos de escolas públicas”, completou o ministro.

ENEM 2020

Com mais de 5,5 milhões de inscritos, o primeiro dia do Enem acontece hoje (17). Alguns alunos já relatam medos sobre o uso das máscara, que é obrigatória no exame. Os portões abriram às 11h30 (horário de Brasília) e fecham pontualmente às 13h.

As provas começam às 13h30. A saída é liberada a partir das 18h30 e o candidato pode levar para casa o caderno de provas. O horário limite para o fim da prova é às 19h.

Nesse primeiro dia do Enem, os inscritos fazem as provas objetivas de Linguagens e Ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação. No próximo domingo (dia 24 de janeiro), as provas serão de Matemática e Ciências da Natureza.

Previous ArticleNext Article