A economia como tema principal para o debate eleitoral

Para o deputado Romanelli, a economia será o principal tema dos debates eleitorais deste ano. Inflação, o carro-chefe.

 

Ao avaliar os temas que serão destaques na campanha eleitoral à Presidência da República nas eleições de outubro, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) apontou, como principal, a economia. Entre várias justificativa, cita que a receita usada atualmente para controlar a inflação é a elevação dos juros, que retrai ainda mais o ciclo econômico. “Esta receita ortodoxa é boa só para quem tem dinheiro. Para o comércio e a indústria, e quem vive o dia a dia, a coisa só piora”.

Romanelli observa que empresários que tomaram financiamentos pelo Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), para enfrentar os reflexos da pandemia, estão pagando taxas quatro vezes maiores do que no início. “Muita gente contratou empréstimo para poder sobreviver e hoje estas pessoas estão de cabelo em pé”.

Analistas econômicos projetam uma inflação de 8,5% para este ano e de 6% para 2023. A meta estabelecida pelo governo federal, de 3,5% ao ano, só deve ser alcançada no segundo semestre de 2024. “Esta conjuntura estimula uma inércia na economia que há tempos não víamos. Tudo isso tem reflexo no emprego e na renda do trabalhador”, avalia Romanelli.