Geral
Estrada do Colono ameaça título de patrimônio natural das Cataratas do Iguaçu

Estrada do Colono ameaça título de patrimônio natural das Cataratas do Iguaçu

A aprovação do regime de urgência para o projeto que pretende abrir caminho para a reabertura da Estrada do Colono, além..

Redação - sábado, 12 de junho de 2021 - 06:00

A aprovação do regime de urgência para o projeto que pretende abrir caminho para a reabertura da Estrada do Colono, além do risco para a preservação da Mata Atlântica, pode retirar o título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Unesco às Cataratas do Iguaçu, localizada no Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Projeto de Lei 984/19, do deputado Vermelho (PSD), cria a categoria de Unidade de Conservação denominada Estrada-Parque e institui a Estrada-Parque Caminho do Colono no Parque Nacional do Iguaçu. A rodovia está fechada desde 1986 por determinação da Justiça. A proposta conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na Câmara dos Deputados, o projeto divide opiniões. Para o deputado paranaense, que é sócio de uma construtora que realiza obras de pavimentação, a reabertura da Estrada do Colono “corrige uma histórica injustiça” com os moradores de Serranópolis e Capanema. Afinal, o trecho de 18 km que atravessa o parque cria um desvio e impede a exploração do turismo.

Na justificativa do projeto, Vermelho (PSD) argumenta que a antiga rodovia que ligava os municípios do oeste e do sudoeste paranaense tinha 100 km. Hoje, com estrada contornando a área de preservação ambiental, o trecho é de 179 km. Segundo o parlamentar, essa seria uma demanda de mais de 30 anos dos moradores da região.

Já o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) considera uma “aberração” reabrir a Estrada do Colono dentro de um parque que é considerado uma das sete maravilhas do mundo.

PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE EM RISCO

A reabertura ilegal da Estrada do Coloco fez a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) classificar as Cataratas do Iguaçu como “patrimônio em perigo”, entre 1999 e 2001. As cataratas são reconhecidas pela entidade como um dos patrimônios naturais da humanidade.

13 anos depois de retirar a classificação de risco, a Unesco voltou a alertar para o perigo. Em 2014, um relatório da entidade apontou que “a conservação da biodiversidade na mata atlântica é uma prioridade global e razão principal para a inclusão da região na lista de patrimônios da humanidade, para além das impressionantes cataratas”.

Além disso, a reabertura inconstitucional da Estrada do Colono ameaça o título de Patrimônio Natural da Humanidade, o que também prejudicaria o apelo turístico de toda a região.

No relatório de 2014, o documento ainda alertou para a possibilidade de uma nova legislação sobre estradas-parque legitimar a abertura de mais trilhas, além da Estrada do Colono, colocando em risco outras unidades de conservação do País.

MPF É CONTRA REABERTURA DA ESTRADA DO COLONO

Diante das várias ofensivas contra a maior e uma das únicas áreas de Mata Atlântica preservada no interior, o MPF (Ministério Público Federal) vem alertando há vários anos sobre o perigo que ronda projetos como o apresentado pelo deputado federal Vermelho.

Para a procuradoria voltada ao Meio Ambiente, a reabertura da Estrada do Colono é inconstitucional, pois cortaria uma “área intocável” do Parque Nacional do Iguaçu.

Compartilhe