Política
Compartilhar

Ex-deputado José Felinto morre aos 70 anos em Curitiba

Político passou pela Câmara dos Deputados, pela Assembleia Legislativa do Paraná e pela Câmara Municipal de Curitiba.

Johan Gaissler - 06 de agosto de 2022, 19:00

(Foto: Redes Sociais)
(Foto: Redes Sociais)

Morreu neste sábado (6) o ex-deputado José Felinto. Ele tinha 70 anos e estava internado no Hospital das Nações, em Curitiba. O político passou pela Câmara dos Deputados em Brasília, pela Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) e pela CMC (Câmara Municipal de Curitiba) entre os anos 80 e 90.

A Assembleia Legislativa do Paraná lamentou o falecimento de Felinto em nota publicada no site oficial neste sábado. O senador e candidato à reeleição, Alvaro Dias (Podemos) se manifestou pelas redes sociais e disse que “perdeu um amigo e irmão”.

“Perdi um amigo, verdadeiro irmão que nunca me abandonou, mesmo nos momentos difíceis de infortúnio. José Felinto nos deixou hoje para sempre. Mas escreveu bela história de lealdade e solidariedade”, publicou no Twitter.

Já o deputado estadual e também candidato à reeleição, Luiz Cláudio Romanelli (PSD), afirmou que José Felinto tinha “bom caráter” e “defendia boas causas”.

“Lamento o falecimento do ex-vereador, ex-deputado estadual e federal, José Severino da Silva Felinto. Bom caráter, com ele tive um convívio fraterno e profícuo, sempre na defesa das boas causas. À família, minhas condolências”, disse Romanelli.

Não foram informadas as causas da morte de José Felinto. Ele deixa a esposa, Silvia Ker. O corpo é velado na Capela Assembleia de Deus, localizada na sede do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná). O endereço fica na avenida Cândido de Abreu, 967 - Centro Cívico.

O enterro está marcado para às 16 horas de domingo (7), no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. O endereço fica na rua Cerro Azul, 1.100 - Paloma, Colombo.

TRAJETÓRIA DO EX-DEPUTADO JOSÉ FELINTO

José Severino Silva Felinto nasceu em 12 de julho de 1952 na cidade de Aracaju, em Sergipe. Nos anos 80, foi vereador de Curitiba e, na sequência, foi eleito deputado estadual pelo Paraná, cargo que assumiu em 1987. Em 1990, foi candidato a deputado federal e ficou como suplente do então PMDB (Partido Movimento Democrático Brasileiro).

No ano seguinte, o deputado eleito pelo mesmo partido, Homero Oguido, se licenciou da vaga para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná, no primeiro governo de Roberto Requião

Com o afastamento, José Felinto assumiu a cadeira na Câmara dos Deputados. Em 1993, outro deputado, Romero Filho, renunciou ao cargo para assumir a Prefeitura de Umuarama, no noroeste do estado. Por isso, Felinto foi efetivado como deputado federal, e permaneceu até 1995.