Política
Compartilhar

Ex-prefeito de Curitiba, Saul Raiz morre aos 91 anos

O engenheiro e ex-prefeito de Curitiba, Saul Raiz, morreu na noite desta sexta-feira (3), aos 91 anos.As causas d..

Jorge de Sousa - 03 de dezembro de 2021, 22:01

O engenheiro e ex-prefeito de Curitiba, Saul Raiz, morreu na noite desta sexta-feira (3), aos 91 anos.

As causas do óbito ainda não foram divulgadas, mas o ex-prefeito estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças em decorrência do Mal de Alzheimer.

Raiz foi prefeito de Curitiba entre 1975 e 1979, indicado pelo então governador do Paraná, Jaime Cainet Júnior e aprovado pelos deputados estaduais do ARENA.

Do mesmo grupo político de Jaime Lerner, o engenheiro aprovou em seu mandato um novo zoneamento em Curitiba, além de fomentar diversas obras para o crescimento urbano da cidade.

Ainda na vida pública, Raiz disputou as eleições ao Governo do Paraná em 1982 pelo PDS, mas foi derrotado por José Richa, na época no MDB.

Raiz também tem uma carreira de destaque como engenheiro, tendo elaborado o projeto original do Mercado Municipal de Curitiba, tendo sido Diretor de Urbanismo da Prefeitura de Curitiba entre 1954 e 1958, auxiliando na construção do Plano Diretor da Cidade.

Durante o primeiro governo de Ney Braga no Palácio Iguaçu (1961 a 1965), Raiz foi nomeado como diretor-geral do DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná) e comandou a construção da Rodovia do Café, até os dias atuais uma das principais rodovias do Estado.

LEIA MAIS: Moraes abre inquérito contra Bolsonaro por associar Aids a vacina contra Covid