Trabalho começa depois do feriado, diz Greca na festa da vitória

Jordana Martinez


Narley Resende/ BandNewsCuritiba

O prefeito eleito de Curitiba, Rafael Greca, do PMN, chegou ao Centro Cívico, por volta das 20h40 deste domingo (30) para a festa preparada para celebrar a vitória dele. Greca chegou acompanhado do governador Beto Richa, do PSDB, Fernanda Richa, esposa de Beto Richa, do deputado federal e ex-prefeito de curitiba Luciano Ducci, do PSB, e do presidente da Assembleia Legislatura vá do Paraná, Ademar Traiano, do PSDB.

Um trio elétrico foi posicionado entre Praça Nossa Senhora de Salete e a sede do Tribunal de Justiça. O primeiro a discursar foi o vice de Greca, Eduardo Pimentel, do PSDB. Ele disse que pretende ser um vice-prefeito atuante e braço direito de Rafael Greca. Em seguida falou o governador Beto Richa. O tucano agradeceu aos eleitores que o elegeram prefeito, governador e que agora deram a ele outra vitória. Richa ficou de fora da campanha, mas agora assumiu a participação dele na vitória de Greca.

O prefeito eleito foi o terceiro a discursar. Greca disse que já vai começar o trabalho depois do feriado.

[insertmedia id=”Hm0g37tifOk”]

Rafael Greca teve 53% dos votos válidos. Ney Leprevost, PSD, teve 46% dos votos. Brancos e nulos alcançaram 16%. Não votaram soma 20%. Curitiba tem 1.289.204 de eleitores.

Curitiba teve o maior porcentual de “não voto” desde 1985. A cada dois votos válidos, um foi branco, nulo ou abstenção. No primeiro turno, foram 2,6 votos válidos a cada “não voto”. O recorde anterior a 2016 foi em 2012, também quando Rafael Greca foi eleito prefeito de Curitiba. Naquele ano, a cada 2,8 votos válidos um era branco, nulo ou abstenção. Neste ano, 259.387 eleitores não votaram; 117.920 eleitores votaram nulo; e 44.834 votaram em branco. Somando aos votos aos recebidos pelo segundo colocado Ney Leprevost, 827 mil não votaram em Rafael Greca. O prefeito eleito teve pouco mais de 461 mil votos (461.736).  O candidato derrotado teve 405.315.

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="394566" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]