(Fotos: Coritiba)

Flavio Bolsonaro se filia ao Patriota e abre caminho para entrada do presidente no partido

O senador Flavio Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (31) a filiação ao Patriota, movimento que abre caminho para a c..

O senador Flavio Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (31) a filiação ao Patriota, movimento que abre caminho para a chegada do pai, o presidente Jair Bolsonaro, ao partido.

Flavio havia comunicado na última semana a saída do Republicanos, partido ao qual se filiou em março do ano passado, ao lado do irmão, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro. Ambos deixaram o PSL após a saída do pai e trabalharam com ele na criação do Aliança, mas não conseguiram o apoio necessário para registrar a legenda.

Em mensagem no Twitter, Flavio disse que participou diretamente da refundação do Patriota em 2018, inclusive com a escolha do nome. Ele postou uma foto ao lado presidente do partido, Adilson Barroso.

A filiação de Flávio abre caminho para a chegada do pai ao Patriota. O flerte entre as partes é antigo, mas o presidente priorizou negociações com legendas como PP e PTB. As conversas não avançaram porque houve resistência interna.

Uma das condições colocadas pelo chefe do Executivo federal foi a prevalência em relação ao comando partidário, com potencial para interferir diretamente em aspectos decisórios como formação de diretórios em estados e municípios, costura de alianças, entre outros.

O Patriota, fundado em 2011 e ligado à igreja Assembleia de Deus, é um partido considerado “jovem” e que tem poucos caciques em sua estrutura hierárquica. Dessa forma, Bolsonaro viu uma oportunidade de se filiar a uma sigla na qual há espaço para que ele tenha comando irrestrito.

Dirigentes do Patriota dizem acreditar que a filiação de Bolsonaro tem potencial para atrair o interesse de ao menos 20 parlamentes considerados leais.

O grupo se mantém alocado em legendas como o PSL, mas à espera da escolha partidária do governante para que possa acompanhá-lo na eleição do ano que vem. Se isso ocorrer, a tendência é que os bolsonaristas acabem desistindo da criação de uma nova agremiação, o Aliança pelo Brasil.

O Patriota deve ser a décima agremiação na carreira política de Bolsonaro. Segundo auxiliares, o convite deve ser formalizado nos próximos dias. Além de Jair Bolsonaro de Flávio, em breve os outros filhos do presidente, Eduardo e Carlos, também devem reforçar o Patriota.