Política
Compartilhar

Freixo pode ter tucano Cesar Maia como vice ao governo do RJ

De acordo com Freixo, o convite ao ex-adversário foi formalizado nesta semana. Cesar Maia foi prefeito do Rio de Janeiro por três mandatos.

Redação - 07 de junho de 2022, 17:08

(Fotos: Redes Sociais)
(Fotos: Redes Sociais)

Marcelo Freixo (PSB), pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, pode ter como candidato a vice o tucano Cesar Maia (PSDB), ex-prefeito da capital fluminense. De acordo com Freixo, o convite ao ex-adversário foi formalizado nesta semana.

Em entrevista ao jornal O Globo, o pré-candidato afirmou: "Tenho o desejo de ter o Cesar como vice, sim. Me agrada muito essa possibilidade, o convite está na mesa e a aliança está sendo construída". Cesar foi prefeito do Rio de Janeiro por três mandatos: entre 93 e 97; e 2001 e 2009.

O PSDB, partido de Cesar Maia, teria dado o aval para a aliança com o PSB no estado. O entrave, no entanto, está no atual prefeito carioca, Eduardo Paes (PSD). 

Segundo Paes, a direção nacional tucana garantiu que apoiaria a candidatura do apadrinhado dele ao Palácio GuanabaraFelipe Santa Cruz (PSD).

Marcelo Freixo e Cesar Maia já estiveram de lados opostos. Quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez, em 2007, Freixo era contrário à administração de Cesar na cidade do Rio de Janeiro. 

Filiado ao PSOL desde então, Freixo foi candidato à prefeitura da capital fluminense pela primeira vez em 2012. Um dos concorrentes era Rodrigo Maia, filho de Cesar. A eleição foi vencida justamente pelo atual prefeito da cidade, Eduardo Paes, no primeiro turno.

Em 2021, com o objetivo de buscar apoios para se candidatar ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo deixou o PSOL e entrou no PSB.

FREIXO É O SEGUNDO COLOCADO EM PESQUISA

Cláudio Castro (PL), atual governador do Rio de Janeiro, lidera a disputa para um novo mandato no governo fluminense, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada em maio. O bolsonarista tem 25% dos votos, Marcelo Freixo (PSB) é o segundo, com 18%. Rodrigo Neves (PDT) aparece em terceiro com 8%.

Confira os números com todos os pré-candidatos colocados na pesquisa para as eleições de outubro no Rio de Janeiro:

Genial/Quaest - 17/05/2022 - Governo do RJ

  • Cláudio Castro (PL): 25%
  • Marcelo Freixo (PSB): 18%
  • Rodrigo Neves (PDT): 8%
  • André Ceciliano (PT): 2%
  • Paulo Ganime (Novo): 2%
  • Felipe Santa Cruz (PSD): 1%

Brancos e nulos somam 33%. Eleitores indecisos estão em 10%. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Foram realizadas 1.200 entrevistas com eleitores fluminenses, entre os dias 12 e 15 de maio. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com os números RJ-09916/2022 e BR-01548/2022.