Gleisi pede para alterar nome parlamentar para “Gleisi Lula Hoffmann”

BandNews FM Curitiba


A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), pediu nesta quarta-feira ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), para alterar o nome parlamentar no painel da casa. De acordo com o pedido, a senadora quer ser identificada como Gleisi Lula Hoffmann, em protesto contra a prisão do ex-presidente Lula.

O petista foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A senadora divulgou o pedido em sua conta no Twitter. O nome parlamentar, tanto no caso de deputados quanto de senadores, é aquele pelo qual o político é identificado, por exemplo, nas votações em plenário e em documentos oficiais de Câmara e Senado.

Além de Gleisi, 36 deputados do PT pediram para trocar o nome parlamentar e incluir o sobrenome Lula. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), precisa autorizar as alterações.

Ainda de acordo com a Secretaria-Geral da Mesa, o regimento interno diz que o nome parlamentar deve ser parte do nome civil, mas há também a praxe de se usar o nome que o político utilizou na urna durante as eleições.

Previous ArticleNext Article
em 20 minutos tudo pode mudar
[post_explorer post_id="516886" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]