Governo faz reunião para discutir greve de caminhoneiros

Andreza Rossini e Agência Brasil


O governo convocou para esta quarta-feira (23), às 14h, uma reunião para discutir a paralisação dos caminhoneiros. Os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil),Valter Casimiro Silveira (Transportes) e Carlos Marun (Secretaria de Governo) vão conversar com os presidentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mario Rodrigues, da Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes.

A reunião será na Casa Civil, no Palácio do Planalto, em Brasília.

No Paraná, os produtores de leite estão descartando a produção e empresas pararam o abate de carnes, aves e peixes por falta de locais para estocar os alimentos. Segundo o sindicombustíveis as principais cidades do estado não sofrem desbastecimento de combustíveis, mas as empresas do transporte coletivo de Curitiba emitiram alerta que podem parar as atividades por falta de diesel.

Os caminhoneiros protestam desde a última segunda-feira (21) contra o preço dos combustíveis, especialmente do diesel, em rodovias do país e a cobrança de pedágios, mesmo quando os veículos estão com os eixos levantados. O protesto, por tempo indeterminado, ganhou apoio dos motoristas de aplicativos e dos motoboys, nesta quarta-feira, no Paraná.

Na noite de ontem (22), o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, confirmou acordo feito entre governo e Congresso Nacional para redução do preço do diesel. Guardia disse que o governo eliminará a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre o diesel e, em contrapartida, os parlamentares devem aprovar o projeto de reoneração da folha de pagamento.

A medida precisa ser aprovada pelo Congresso. O assunto é tema de uma audiência pública hoje na Comissão de Minas e Energia na Câmara. No próximo dia 30, haverá uma nova rodada de discussões durante comissão geral no Congresso.

Previous ArticleNext Article