Curitiba estaria imunizada em três meses com 15 mil doses diárias, diz Greca

Redação

greca reunião pazuello vacinação curitiba

Rafael Greca (DEM), prefeito de Curitiba, ressaltou a necessidade por vacinas contra covid-19 para imunizar a população da cidade durante a reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, promovida pela FNP (Frente Nacional dos Prefeitos).

“Se Curitiba tivesse 15 mil doses diárias, a cidade estaria imunizada em três meses. O que não podemos é criar expectativa da vacina para os grupos e não ter a vacina”, afirmou o prefeito.

Em um cálculo simples, multiplicando as 15 mil doses por 90 dias, o acumulado seria de 1.350 milhão de pessoas imunizadas. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Curitiba tem uma população de 1.948.626 pessoas. Considerando que a capital paranaense tem um uma população jovem com cerca de 500 mil pessoas, a matemática de Greca está correta.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, disse que a cidade é capaz de vacinar até 15 mil pessoas por dia. Até agora foram feitos 14 pontos de vacinação, sendo três pontos no modelo drive-thru.

Além disso, Greca ainda pediu para que os profissionais de Educação sejam incluídos no grupo prioritário do PNI (Plano Nacional de Imunização). Outra sugestão foi que o Ministério da Saúde use a Rede Nacional de Comunicação para informar a população semanalmente sobre a quantidade de vacinas enviadas aos Estados e capitais, além do calendário do planejamento.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="746305" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]