(Foto: Bruno Slompo/CMC)

Greca e Huçulak comemoram chegada da vacina em Curitiba; veja vídeos

O prefeito Rafael Greca (DEM) e a secretária de Saúde, Márcia Huçulak, comemoraram a aprovação e a chegada das doses da ..

O prefeito Rafael Greca (DEM) e a secretária de Saúde, Márcia Huçulak, comemoraram a aprovação e a chegada das doses da Coronavac, vacina contra covid-19, em Curitiba, prevista ainda nesta segunda-feira (18). Em vídeos divulgados pela prefeitura, ambos confirmaram que a vacinação começará na próxima quarta-feira (20), às 10h.

“Chegou o dia que eu esperei tanto. A vacinação começa nessa quarta-feira (20). A prioridade são os profissionais que atuam na linha de frente da covid, e na sequencia os idosos que estão com seus cuidadores em instituições de longa permanência. Na sequência, os nossos indígenas aldeados no Campo de Santana. A partir daí, seguiremos os grupos prioritários conforme o plano nacional e municipal de imunização”, disse Greca.

O prefeito ainda ressaltou os agradecimentos ao Instituto Butantan, de São Paulo, e Fiocruz, do Rio de Janeiro, responsáveis pelos pedidos de uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford/AstraZeneca, respectivamente. Ontem (17), a Anvisa aprovou as vacinas e deu aval para a vacinação começasse em todo o país.

Por fim, Greca ainda reforçou que as medidas de combate à covid-19, como uso de máscara e distanciamento social, precisam ser mantidos.

SECRETÁRIA DE CURITIBA: “FINALMENTE TEMOS UMA VACINA”

A secretária municipal Márcia Huçulak confirmou o início da vacinação na quarta-feira e também reforçou as medidas sanitárias. Segundo ela, é preciso cautela já que a maior parte da população precisa estar imunizada.

“É importante a população entender que vacina não elimina o novo coronavírus. Vamos continuar tendo casos, depender o uso da máscara… Precisamos ter de 60% a 70% de cobertura da população. É uma maratona e a vacina é o início de um processo”, conta.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o pavilhão do Parque Barigui. segue normas de prevenção, logística e circulação definidas pelas autoridades sanitárias para o cumprimento seguro do rito de imunização. Hoje e amanhã (19), técnicos estão sendo capacitados para iniciar a vacinação contra a Covid-19 em Curitiba.

O ‘Pavilhão da Cura’ será instalado em um espaço de 7.500 m² e cerca de 3 mil metros quadrados de área útil serão destinados a à logística de vacinação. A expectativa é que 450 pessoas sejam imunizadas por hora.