Grupo da UFPR cria site com promessas de políticos

Mariana Ohde


Por Narley Resende

Um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) criou um site com vídeos de todas as promessas de campanha dos políticos eleitos. O material foi dividido por tipo de vídeo e tema, como saúde, educação e segurança. Estão disponíveis dados com as promessas do governador Beto Richa (PSDB), da campanha de 2014, e do prefeito Rafael Greca (PMN), da campanha do ano passado.

O endereço O site CPOP tem o objetivo de lembrar os eleitores sobre o que prometeram os políticos eleitos e quais promessas foram cumpridas, para fiscalizar sua atuação. Para acessar a área com os vídeos e promessas, o usuário deve clicar na categoria “Observatório Eleitoral”, no menu do site.

Segundo o coordenador do projeto, professor Emerson Cervi, o Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública, registrado no CNPQ, existe desde o ano 2000. Apesar de ter informações dos últimos 17 anos, estão publicadas apenas as promessas dos candidatos eleitos.

Promessas de Dilma Rousseff

No campo da presidência da República, as promessas que constam no site foram feitas pela presidente eleita, Dilma Rousseff (PT). Apesar do impeachment, o grupo considerou que Michel Temer (PMDB), que assumiu o cargo, não era de oposição e endossou as propostas da chapa que recebeu o maior número de votos.

Promessas

O observatório considera apenas os trechos de propagandas e debates eleitorais que contém as promessas. Os trechos em que os candidatos formam a própria imagem, atacam governos ou adversários, ou descrevem realizações em mandatos anteriores, foram desconsiderados.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal