Ibope: Bolsonaro tem 57% e Haddad 43% dos votos válidos

Francielly Azevedo


O Ibope divulgou, na noite desta terça-feira (23), a segunda pesquisa de intenção de voto do instituto para o segundo turno das eleições presidenciais. A menos de uma semana para o pleito, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) caiu dois pontos percentuais, mas segue à frente na disputa pela Presidência da República com 57% dos votos válidos (tinha 59%). Já Fernando Haddad (PT) subiu dois pontos percentuais e agora tem 43% (tinha 41%). A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo.

Segundo o Ibope, o percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

Considerando os votos totais, Jair Bolsonaro tem 50% das citações (eram 52%) e Fernando Haddad, do PT, alcança 37% das menções entre os eleitores brasileiros (mesma intenção de voto verificada anteriormente). Aqueles que declaram votar em branco ou anular o voto somam 10% e os que não sabem ou não respondem totalizam 3% (eram 9% e 2%).

PESQUISA

A pesquisa foi feita entre os dias 21 e 23 de outubro pelo Instituto Ibope Inteligência. Ela foi contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o Nº BR-07272/2018.

Foram entrevistados 3.010 eleitores em 208 municípios. Segundo o Ibope, o nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.