João Arruda é eleito novo presidente do MDB no Paraná

Cristina Seciuk - CBN Curitiba e Vinicius Cordeiro

O deputado federal João Arruda foi eleito novo presidente do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB/PR) no Paraná. Ele foi escolhido pelo diretório estadual para comandar o partido até 2020, dando sequência ao trabalho que vinha sendo pelo senador Roberto Requião, tio do eleito.

De olho nos próximos pleitos, Arruda fala na necessidade de uma reorganização do partido a começar pela ponta: os municípios, com a retomada do funcionamento de diretórios em todos as cidades.

“Temos mais de 150 diretórios que estão inativos e muitos diretórios com pendências de documentos, que é preciso sanar, para que, no final de 2019, tenhamos 399 diretórios municipais organizados e preparados para lançar candidatos para prefeito e vereador”, comentou.

É a partir dessa estruturação que Arruda traça a meta para o partido: apresentar o máximo de candidaturas próprias, especialmente nas grandes cidades. Atualmente o MDB comanda 70 municípios paranaenses.

“Fazer com que 2020 seja o caminho para fortalecimento e a meta seja 2022. Eleger prefeitos comprometidos, chamar pessoas que queiram participar da renovação política no estado com propostas e ideias. Entendemos que o que foi proposto pelo partido em 2018 foi importante, isso não morre. Esse debate precisa evoluir, mas agora com mais força em relação às necessidades municipais”, completou.

Na citada eleição de 2018, João Arruda foi derrotado na disputa ao governo do estado por Cida Borghetti.

A aparente pressa em organizar o partido para a formação de chapas completas tem relação com uma característica que vai marcar o pleito de 2020, que será o primeiro sem coligação proporcional para vereadores.

Além de Arruda, a nova comissão executiva do MDB/PR – eleita no sábado (15) – reúne ainda outros três parlamentares: Anibelli Neto, como vice-presidente, Nereu Moura e Walter Parcianello nos postos de segundo e terceiro vices e Requião Filho que é o secretário-geral da legenda.

Previous ArticleNext Article