Doleira da Lava Jato leva bronca de juiz por vídeo em que ensina a retirar tornozeleira eletrônica

Angelo Sfair

nelma kodama, lava jato, doleira, tornozeleira eletrônica, sapato chanel, chanel, leilão beneficente, band paraná

O juiz Danilo Pereira Júnior advertiu Nelma Kodama, nesta quinta-feira (8), pelo vídeo que ela gravou e compartilhou nas redes sociais retirando a tornozeleira eletrônica. Beneficiada por um indulto, a doleira condenada na Operação Lava Jato foi autorizada na terça-feira (6) a retirar o equipamento em casa.

“Com a divulgação de vídeo retratando o rompimento do lacre da tornozeleira eletrônica, NELMA MITSUE PENASSO KODAMA presta um desserviço à sociedade brasileira”, despachou.

O juiz federal da 12.ª Vara Federal de Curitiba intimou a defesa da doleira a se manifestar sobre o caso.

“A atitude, longe de perpassar pela liberdade de expressão, […] configura inegável comportamento antiético e ofensivo à dignidade de justiça”, escreveu.

Danilo Pereira Júnior também reforçou que Nelma Kodama, na condição de colaboradora da Justiça, deveria manter um comportamento adequado na vida pessoal.

“Cabe lembrar que, embora extinta a sua pena privativa liberdade, a executada permanece vinculada aos termos do seu acordo de colaboração premiada, sendo imprescindível que mantenha conduta compatível com seu status de colaboradora”, concluiu.

A defesa de Nelma Kodama ainda não se manifestou nos autos. O vídeo postado pela doleira foi apagado das redes sociais.

Extravagância nas redes

Há duas semanas, no dia 26 de julho, Nela Kodama publicou uma foto na qual posou com tornozeleira eletrônica e um sapato de grife. Desde que deixou a prisão, ela retrata sua vida de ex-detenta por meio das redes sociais e promove sua carreira de consultora de design, moda, informática e estratégia para empresas.

Nelma Kodama: “Amada Amante” na CPI

A doleira também é lembrada pelo episódio em que cantou uma música de Roberto Carlos na CPI da Operação Lava Jato, em Curitiba, em 2015. Debochada, Nelma Kodama roubou a cena ao interpretar a música “Amada Amante” para explicar a relação com o também doleiro Alberto Yousseff.

Previous ArticleNext Article