Juiz cancela pedido de ajuda ao Líbano para encontrar primo de Richa

Francielly Azevedo

Luiz Abi tem liminar de Gilmar Mendes em habeas corpus

O juiz Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Federal de Curitiba, cancelou o pedido de ajuda ao Líbano para encontrar Luiz Abi Antoun, primo do ex-governador Beto Richa e réu na Operação Integração – braço da Operação Lava Jato. A decisão acontece após a defesa do suspeito apresentar uma procuração e se dar por citada no processo.

Após a citação, o magistrado suspendeu a solicitação, mas pediu a atualização do endereço de Antoun no Líbano. O réu era considerado foragido já que o endereço dele em Londrina estava desatualizado.

No último dia 13 de maio, o Ministério Público Federal (MPF) protocolou um pedido de expedição de carta rogatória ou de auxílio direto para localizar o acusado. Os procuradores afirmavam não sabiam o parareiro de Antoun, apenas que ele teria ido ao Líbano para tratamento de saúde em setembro, sem informar o endereço.

Em março, o juiz federal Paulo Sérgio Ribeiro aceitou a denúncia contra o primo de Richa por organização criminosa e corrupção passiva no âmbito da Operação Integração. A denúncia foi apresentada pelo MPF em separado justamente porque o acusado estaria no Líbano. Os procuradores da Lava Jato sustentavam que Luiz Abi “fugiu para República do Líbano” e não havia notícias quanto ao seu retorno.

OPERAÇÃO INTEGRAÇÃO

Luiz Abi é apontado pelo MPF como “operador financeiro” e “caixa geral” de propinas do ex-governador. Era dele a função de receber os valores indevidos pagos por intermédio de doações oficiais, simulando a prestação de serviços ao comitê de campanha de Richa.

A defesa do ex-governador nega qualquer envolvimento do tucano com as irregularidades.

A Operação Integração investiga o pagamento de propinas nos contratos para concessão de rodovias federais do Anel de Integração. Beto Richa é apontado como chefe do esquema e chegou a ser preso em janeiro, mas foi solto dias depois após determinação do Superior Tribunal de Justiça.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="635225" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]