Justiça Eleitoral finaliza procedimentos para 2º turno

CBN Curitiba


O Tribunal Regional Eleitoral realiza neste sábado (27) os últimos preparativos para o segundo turno. As urnas já foram levadas aos locais de votação, com distribuição que começou às 7h. Também já foi realizado o sorteio dos equipamentos que passarão pela Auditoria de Votação Eletrônica, disciplinada por Resolução do Tribunal Superior Eleitoral.

O procedimento, conduzido por uma auditoria privada e pelo Tribunal de Contas da União, vai testar o funcionamento das urnas sob condições normais de uso. A atividade acontecerá no Fórum Eleitoral de Curitiba durante o domingo (28), ao mesmo tempo em que ocorre a votação oficial. As urnas do interior que foram sorteadas serão transportadas ainda neste sábado para Curitiba com a ajuda de um avião cedido pela Casa Militar. Outra auditoria a ser feita é a Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas, a ser promovida nos próprios locais de votação de oito seções eleitorais sorteadas, em momento anterior à emissão da zerésima (que é o relatório emitido pela urna assim que ela é ligada e que comprova que não há votos registrados antes do início da votação).

Ainda no início da tarde o TRE faz a Oficialização do Sistema de Gerenciamento da totalização de votos. A partir de então estará tudo pronto para a votação de domingo (28), que começa às 8h e segue até as 17h.

As primeiras parciais começam a ser divulgadas a partir das 19h, com expectativa de que naquele momento o Paraná tenha cerca de 80% de urnas apuradas.

Previous ArticleNext Article