Justiça questiona prisão de Richa em Regimento da PM

Redação


A Justiça Federal questionou a Polícia Federal sobre a prisão do ex-governador Beto Richa (PSDB), no Regimento da Polícia Montada, da Polícia Militar, em Curitiba. Ele cumpre prisão preventiva desde a última sexta-feira (25) por obstrução da Justiça.

A informação é do G1 Paraná. 

O juiz Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Federal de Curitiba, intimou a Polícia Federal para explicar o motivo de o ex-governador estar detido no local. Ele deixou a carceragem da PF e seguiu para o local no mesmo dia da prisão.

Ainda segundo o Portal G1, o prazo para resposta termina às 14 horas de quarta-feira (30).

Ontem (28) o juiz negou o pedido de transferência pelo Ministério Público para que Richa fosse levado para a superintendência da PF ou ao Complexo Médico Penal, em Pinhais, onde estão os outros presos da Operação Lava Jato. Ribeiro alegou que não cabe a ele definir onde os réus devem ficar detidos.

O ex-governador é suspeito de ter recebido pelo menos R$ 2,7 milhões em propina em um esquema de corrupção envolvendo as concessionárias de rodovias federais no Paraná.

O juiz pediu nova manifestação do MPF. Na primeira vez que se posicionou sobre o assunto, os procuradores alegaram que a  custódia de Richa no local coloca em risco a efetividade da prisão preventiva, já que o investigado foi governador do Estado por oito anos, tendo exercido poder hierárquico sob a Polícia Militar. No lugar também não são seguidas com rigor o controle de visitas e a restrição de comunicação.

Operação Integração

A segunda etapa da Operação Integração foi deflagrada em setembro para apurar irregularidades na concessão de rodovias federais do Anel de Integração, no interior do Paraná. Segundo o MPF foram reunidas provas suficientes de arrecadação de caixa 2 junto às concessionárias, de atos de ofícios que favoreceram as concessionárias e o enriquecimento pessoal de diversos investigados, que adquiriram bens de consumo com dinheiro em espécie e receberam depósitos.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="590016" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]